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Embraer lança aviões executivos de médio porte com maior alcance, em esforço de reestruturação

Embraer lança aviões executivos de médio porte com maior alcance, em esforço de reestruturação

  O lançamento dos dois modelos Praetor - nomeados em homenagem aos oficiais da Roma Antiga - coincide com o tradicional evento da indústria de aviões executivos em Orlando, entre 16 e 18 de outubro, e ocorre em um momento em que a Embraer busca uma estratégia mais ampla para revitalizar sua deficitária divisão de aviões executivos.   Quando os modelos Praetor chegarem ao mercado em 2019, eles se juntarão a um espaço fortemente competitivo, que inclui o Challenger 350, da Bombardier, e o G280, da Gulfstream, junto com o futuro Cessna Citation Longitude, da Textron.   A revitalização da unidade de jatos executivos da Embraer é importante porque a companhia não poderá mais contar com a divisão de aviação comercial, que tem a melhor performance, se o acordo para unir a divisão de aeronaves comerciais com Boeing for adiante.   A Embraer e a Boeing anunciaram a aliança de US$ 4,75 bilhões (R$ 18 bilhões) em julho. Se o governo brasileiro concordar em ceder o controle da unidade de aviões comerciais à Boeing, a Embraer ficará com as duas divisões remanescentes, que estão no vermelho: jatos executivos e defesa.   O lançamento do Praetor acontece sob a direção de Michael Amalfitano, que assumiu a divisão de jatos executivos da Embraer em 2017 com o plano de oferecer aos clientes tecnologias avançadas e características de luxo que entreguem margens maiores.   "O Praetor 500 e o Praetor 600 são as aeronaves disruptivas para o empreendedor, o pioneiro, o inovador", disse Amalfitano em comunicado neste domingo.   O Praetor 500 será a aeronave de médio porte mais rápida da indústria, capaz de viajar da costa oeste dos Estados Unidos à Europa com uma única parada, disse a Embraer.   O Praetor 600, considerado como super médio, pode transportar quatro passageiros entre Londres e Nova York sem escala. Para voos mais curtos, a aeronave pode transportar até 10 passageiros, em uma categoria de jatos executivos que une pequenos aviões corporativos e aviões e modelos com grandes cabines para 13 a 19 passageiros.   Por anos, a Embraer ampliou sua fatia de mercado oferecendo grandes descontos para aviões executivos, incluindo a aeronave Phenom, de menor porte.   Mas Amalfitano disse aos investidores que evitará descontos, em um esforço para ampliar as margens para um dígito único médio até o fim do ano.   "Eles estão em uma transição nesse momento", disse o analista de aviação norte-americano Rolland Vincent sobre a unidade de jatos executivos da Embraer.   Espera-se que a Embraer mantenha a sua participação de mercado de aviões executivos estável em 16 por cento entre 2018 e 2027, de acordo com estimativa publicada antes do lançamento do Praetor pela companhia de vendas e aquisições de aeronaves Jetcraft.   FONTE: Jornal Folha de SPaulo / Reuters

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