Jatos executivos supersônicos estão mais próximo da realidade

GE cria motor que permite que pequenas aeronaves voem mais rápido e quebrem a barreira do som

A General Electric acaba de concluir o design inicial do primeiro motor de avião supersônico comercial em cinco décadas, dando esperanças para que fique para trás o que era considerado um grande obstáculo para o desenvolvimento de aviões particulares e, eventualmente, de aeronaves que voam mais rápido que a velocidade do som. De acordo com a empresa, o design de dupla hélice com eixo duplo reduzirá o tempo de viagem em horas,  isso após 50 anos em que a velocidade média dos jatos particulares aumentou apenas 10%.

 

Em nota, a GE esclarece que o novo motor está sendo projetado para a Aerion, uma startup financiada pelo bilionário texano Robert Bass, que vem tentando desenvolver um jato executivo supersônico há mais de uma década.

 

“Ao invés de as aeronaves ficarem mais rápidas, as cabines aumentaram de tamanho e se tornaram mais confortáveis, e a autonomia de voo ficou mais longa. O próximo passo é a velocidade”, disse Brad Mottier, vice-presidente da GE para a área de aviação executiva, no comunicado.

 

O design do motor reforça o objetivo da Aerion de colocar um avião supersônico no céu na próxima década. A Lockheed Martin Corp. está ajudando no projeto e produção do avião AS2 da Aerion, com capacidade para 12 assentos. A Flexjet, que transporta clientes que compram propriedade fracionada de aeronaves, encomendou, em 2015, 20 exemplares do modelo da Aerion, cuja meta é fazer o voo inaugural do jato supersônico em 2023, o que seria seguido de uma estreia comercial em 2025.

 

Fonte: O Globo / Bloomberg News / foto: Bloomberg

Leave a Reply

Your email address will not be published.


Sobre

A Associação Brasileira de Aviação Geral , ABAG, foi criada com o intuito de defender e promover os interesses de pessoas e organizações que operem aeronaves como forma de apoio a seus negócios de forma íntegra e profissional, angariando o reconhecimento da sociedade e do governo como seu legítimo interlocutor com a Aviação Geral.


© ABAG 2019 . www.abag.org.br . Todos os direitos reservados



Endereço

Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto | São Paulo/SP

+55 (11) 5032-2727

Redes Sociais:

Facebook

Linkedin


Newsletter