Última Semana Safety de 2018 foi realizada em Salvador

Mais de 200 participantes compareceram aos quatro dias de evento

Entre os dias 26 e 30 de novembro, a ANAC promoveu em Salvador (BA) a sexta e última edição da Semana Safety de 2018. A edição consolidou o sucesso do evento que teve as outras edições realizadas ao longo do ano, nas cidades de Curitiba, São Paulo, Manaus, Goiânia e Porto Alegre.

A programação da Semana abordou, em seu primeiro dia, o tema segurança operacional com apresentações de servidores da Agência e palestras de convidados de outros órgãos de aviação. Entre os principais temas destacaram-se os relacionados a Checklist Pessoal de mínimos operacionais, RBAC 91 e DCerta.

 

Palestrante do Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes (SERIPA) apresentou exemplos de casos reais de acidentes que aconteceram na região onde se realizou a Semana e as estatísticas de número de acidentes, acidentes fatais e fatalidades no Brasil. Os representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (AOPA) e da Embraer trouxeram reflexões sobre os fatores contribuintes e os tipos de erros humanos que podem resultar em acidentes ou incidentes aeronáuticos.

 

No segundo dia o foco foi a Aeronavegabilidade. A programação incluiu discussões sobre inspeções em organizações de manutenção, procedimentos e atualizações relativos ao Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), dúvidas frequentes sobre as exigências do RBHA 91 e as melhores práticas de implementação dos Sistemas de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO).

 

Temas de interesse de operadores da aviação geral e de operadores de táxi-aéreo foram contemplados no terceiro dia. Foram debatidas informações sobre o novo sistema de Licenças e Habilitações, com a criação da Licença Digital, e os principais itens de verificação para a análise de processos e realização de inspeções no âmbito das operações de táxi aéreo. A edição de Salvador contou ainda com apresentações sobre infraestrutura aeroportuária, ministrada na manhã do último dia do evento.

 

A Semana Safety foi criada com o objetivo de consolidar, em um único evento, as ações da ANAC voltadas à segurança operacional. A iniciativa busca otimizar os esforços da Agência na promoção da segurança na aviação civil brasileira ao atingir a maior quantidade de regulados e assim servir de fórum para debate. Para 2019 estão previstas sete edições do evento.

 

Fonte: ANAC

Leave a Reply

Your email address will not be published.


Sobre

A Associação Brasileira de Aviação Geral , ABAG, foi criada com o intuito de defender e promover os interesses de pessoas e organizações que operem aeronaves como forma de apoio a seus negócios de forma íntegra e profissional, angariando o reconhecimento da sociedade e do governo como seu legítimo interlocutor com a Aviação Geral.


© ABAG 2019 . www.abag.org.br . Todos os direitos reservados



Endereço

Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto | São Paulo/SP

+55 (11) 5032-2727

Redes Sociais:

Facebook

Instagram


Newsletter