Veículo aéreo urbano da Airbus realiza primeiro voo de testes

Modelo deverá estar pronto para o uso em cidades em meados de 2023

O protótipo do primeiro veículo aéreo de mobilidade urbana da Europa, o CityAirbus, realizou um voo experimental na cidade alemã de Donauwörth. A aeronave, em escala real, fez um voo não-tripulado, embora tenha permanecido preso a sua base através de um sistema de cabos.

O objetivo foi comprovar a capacidade dos motores elétricos em manterem uma decolagem vertical e um voo pairado. A expectativa da Airbus é realizar os primeiros ensaios com voo horizontal no próximo trimestre, quando a aeronave poderá se deslocar após a decolagem. A previsão é que essa fase de testes seja conduzida na base aérea de Manching.

O CityAirbus é um veículo aéreo projetado para uso em centro urbanos, sendo desenvolvido pela Airbus em parceria com a alemã Siemens. O primeiro modelo deverá ter capacidade de voos autônomos, transportando até 4 passageiros por distancias de até 30 km, a velocidade média de 120 km/h. O modelo atual é alimentado por quatro baterias de 800 volts e impulsionado por quatro motores elétricos de 100 kW, cada.

Diversos fabricantes trabalham na solução de um veículo aéreo urbano, com previsão dos primeiros modelos entrarem em operação na primeira metade da próxima década.

Fonte: AERO Magazine – UOL


Sobre

A Associação Brasileira de Aviação Geral , ABAG, foi criada com o intuito de defender e promover os interesses de pessoas e organizações que operem aeronaves como forma de apoio a seus negócios de forma íntegra e profissional, angariando o reconhecimento da sociedade e do governo como seu legítimo interlocutor com a Aviação Geral.


© ABAG 2019 . www.abag.org.br . Todos os direitos reservados



Endereço

Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto | São Paulo/SP

+55 (11) 5032-2727

Redes Sociais:

Facebook

Linkedin


Newsletter