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Inteligência Artificial pode pousar avião sozinho em caso de emergência

Inteligência Artificial pode pousar avião sozinho em caso de emergência

Um novo sistema poderá pousar aviões em caso de emergência de forma completamente autônoma, sem qualquer intervenção humana. Voltado para aviação geral, que usuamente voa com apenas um piloto, o sistema Garmin Autoland após ser acionado por apenas um botão determina o aeroporto e a pista ideais, levando em consideração fatores como clima, terreno, obstáculos e estatísticas de desempenho da aeronave. Criado pela Garmin, o sistema de pouso automático estará disponí­vel para alguns modelos de aviões equipados com a suíte de aviônicos Garmin 3000, como o Cirrus Vision Jet e o Pipier M600/SLS. Em caso de emergência, o piloto ou passageiro a bordo podem ativar a sistema de Autoland para pousar a aeronave com um simples toque em um botão de emergência. Além disso, o sistema pode ser ativado automaticamente caso determine que uma ação é necessária. Uma vez ativado os computadores calculam um plano de voo para o aeroporto mais adequado, inicia uma aproximação à pista e pousa automaticamente a aeronave, sem intervenção do piloto ou passageiro. Toda a configuração do avião, incluindo potência do motor, ativação do trem de pouso, posicionamento correto dos flaps, e até mesmo aplicação de freio após o pouso, é feito automaticamente. Ao tocar o solo o sistema rastreia linha central da pista para parar a aeronave no espaço correto. Até mesmo o desligamento do motor é automatizado, para que os ocupantes possam sair com segurança do avião. Após ser ativado o sistema leva em consideração uma variedade de informações e critérios, incluindo clima, combustível a bordo, comprimento da pista, geografia do terreno ao redor da aeronave e em rota, obstáculos, entre outros. Além disso, o sistema se comunicará automaticamente com o controle de tráfego aéreo (ATC), aconselhando os controladores e pilotos que operam perto da aeronave sobre sua localização e suas intenções. Durante a ativação o sistema fornece comunicações visuais e verbais em linguagem simples para que os passageiros da aeronave saibam o que esperar e o como proceder durante todo o procedimento autônomo. As telas do avião exibem um alerta da ativação do Autoland, em uma apresentação gráfica similar a telas de segurança de computadores ou smartphones. As exibições de voo mostram a localização da aeronave em um mapa ao lado de informações como o aeroporto de destino, hora estimada de chegada, distância até o aeroporto de destino e combustível restante. Velocidade do ar, altitude e rumo da aeronave também são rotulados em um formato fácil de entender. Os passageiros também têm a opção de se comunicar com o ATC, seguindo as instruções no visor que explica de forma clara e simples o que deve ser dito e quando. Uma interface da tela permite passar os procedimentos conforme forem sendo disponibilizados pelo avião. O sistema Garmin Autothrottle é usado para gerenciar automaticamente a velocidade da aeronave, o desempenho e a potência do motor, para que a aeronave possa subir, descer ou manter a altitude conforme necessário durante a ativação da Autoland. Na aproximação para pouso o sistema inicia uma descida controlada para o aeroporto. Se a aeronave precisar de mais tempo para descer ou diminuir a velocidade durante a aproximação, é capaz de reduzir a velocidade ou recalcular a trajetória, de forma a manter uma aproximação estabilizada. Uma vez na configuração de pouso, a aeronave começa sua descida para a pista. A qualquer momento é possível desativar o sistema de Autoland. Com um simples toque no botão do piloto automático (AP) ou nos controles do avião o sistema desarma e um aviso nos displays informam que o Autoland foi desligado.Todavia, no caso de uma desativação acidental, o sistema mostra aos passageiros como reativar a Autoland, que retoma o procedimento correto para pouso. O Autoland da Garmin está em processo de certificação pelas autoridades de aviação civil dos Estados Unidos, a FAA. A expectativa é disponibilizar o sistema no próximo ano.

Fonte: Aero Magazine (30/10/2019)

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