Reunião com ANP sobre a substituição do querosene de aviação JET A1 pelo JET A
No último dia 05, a ABAG participou junto com a ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) de uma reunião com a ANP (Agência Nacional do Petróleo) para debater os problemas relacionados à substituição do Jet A1 pelo Jet A no Brasil. Em reuniões anteriores participaram: ALTA, IATA, Plural, TAP, ANAC, SAC, Gran Petro, BR Distribuidora, Petrobras, Raizen e Sindicom.
A principal diferença entre os dois combustÃveis é o ponto de congelamento, -47°C para o Jet A1 e -40°C para o Jet A. A ABAG apontou que isso poderia trazer prejuÃzo a algumas aeronaves da Aviação Geral que teriam que alterar a rota ou altitude para evitar o congelamento do combustível.
Também foi levantado o problema de contaminação dos tanques de combustível por fungos, pois as aeronaves da Aviação Geral tendem a ficar com o mesmo combustível por mais tempo nos tanques.
O principal motivador para essa mudança é a expectativa de uma redução de custo, uma vez que a fabricação do Jet A é mais barata do que a do Jet A1.
A ANP disse que nesse primeiro momento estão apenas avaliando o impacto nas operações e segurança de voo. E que posteriormente será feita a pesquisa de mercado e avaliação das possÃveis reduções de preço no combustível.