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Aplicativo de fretamento de aeronaves cresce na pandemia

Aplicativo de fretamento de aeronaves cresce na pandemia

O aplicativo de fretamento de aeronaves de negócios Fly Adam atingiu a marca de 20 mil pedidos de cotação de voos, apenas 8 semanas após o seu lançamento, com uma taxa de crescimento de 2.500% no volume de solicitações no mês de maio em relação a abril. O aplicativo surgiu em um momento bastante conturbado na aviação, afetando especialmente a operação do segmento comercial, elevando a demanda por voos privados. Diversos passageiros passaram a buscar na aviação de negócios uma alternativa para destinos suspensos ou com frequências reduzidas durante a pandemia. Das 140 localidades atendidas pela malha aérea doméstica, hoje não chega a 50 o número de cidades servidas. Além disso, o uso de aeronaves executivas também passou a ser visto como mais seguro pelo menor número de pessoas a bordo. A plataforma conecta as empresas de táxi aéreo diretamente aos clientes para que buscam o transporte de passageiros, carga e mesmo UTI aérea em voos não regulares. A Adam é um start up de tecnologia e criou o primeiro marketplace especializado em mobilidade aérea no Brasil. A iniciativa conta com o apoio da Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), a Confederação Nacional de Transporte (CNT) e o Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo (SNETA). Segundo a plataforma, as cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus, Salvador e São Paulo estão entre os destinos mais pesquisados pelos usuários. “Desejamos contribuir com a logística para empresas que têm de levar materiais a diversos destinos, hospitais que aguardam chegada de órgãos e, também, com serviço de UTI aérea para pessoas que necessitam transportar parentes doentes”, afirma Diniz, CEO da Adam. O aplicativo tem uma interface bastante simples, bastando inserir a origem, destino, data desejada, assim como o número de passageiros e efetuar a pesquisa. O resultado traz todas as possibilidades de aeronaves com os respectivos custos. “A plataforma tecnológica oferece competição e flexibilidade para que as pessoas possam conhecer as possibilidades de o transporte aéreo não regular e escolher a melhor alternativa”, explica Flávio Pires, CEO da Abag. A Abag ainda acredita que mesmo com a retomada da aviação comercial haverá uma nova demanda para aviação de negócios, que poderá complementar a oferta de voos e o acesso as cidades que tiveram redução na oferta. “Depois que tudo isso passar, acreditamos que a retomada da oferta de voos será gradual e podemos atuar como complementares ao transporte aéreo regular em muitas localidades”, disse o CEO da Abag. O executivo lembra que o Brasil tem pouco mais de 5.500 municípios, com aproximadamente 3.500 tendo aeródromos ou aeroportos, mas que a aviação regular atendia, em 2019, pouco mais de 140 localidades.

Fonte: Aero Magazine (10/06/2020)

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