Noticias - ABAG - Associação Brasileira de Aviação Geral

bearhawk_5_390.jpg
28 de maio de 2020

A Bearhawk Aircraft apresentou o Bearhawk 5, o maior modelo da empresa atualmente. A aeronave usa o Lycoming IO-580, um motor de 300 cavalos de potência, e comporta até seis passageiros. O modelo realizou seu primeiro voo em 03 de Maio desse ano, no qual o protótipo voou mais de cinco horas

anac_sef_390.png
28 de maio de 2020

A Agência apresentou medidas adotadas pelo setor aéreo frente à pandemia do Coronavírus, tratando da Segurança Operacional, Aeronavegabilidade e Infraestrutura Aeroportuária

jato_executivo_390.jpg
7 de maio de 2020

O aplicativo Fly ADAM funciona como um marketplace no qual é possível a consulta de preços e fretamento de voos. Flávio Pires, presidente da ABAG, disse que "Quando começou a redução da malha aérea regular, vimos oportunidade de ocupar esse espaço"

logo_anac_390.jpg
7 de maio de 2020

A ANAC está realizando trabalho de certificação remota de operadores. O objetivo do procedimento é permitir que as orientações sanitárias sejam observadas, sendo que atualmente cerca de 10 empresas estão participando de inspeções e demonstrações de forma remota

jet-a_390.jpg
17 de abril de 2020

As companhias aéreas comerciais continuam cancelando voos como resultado da pandemia da COVID-19, o que resultou na menor demanda por Jet-A desde o rescaldo dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. O Conselho Internacional de Aeroportos (ACI, na sigal em inglês) recentemente observou que prevê que cerca de 38,1% do tráfego global de passageiros será perdido em 2020, o que equivale a 3,6 bilhões de passageiros. Essa redução de voos globais levou a um excesso de oferta na quantidade de Jet-A disponível.

NBAA_390.png
17 de abril de 2020

A NBAA se juntou no dia 15/04 com outros cinco grupos de Aviação Geral para solicitar que o Congresso implemente um alívio temporário dos impostos especiais de consumo federais sobre combustível para operadores de Aviação Geral, da mesma forma que foi recentemente concedido a operadores de aviação comercial que operam sob a Lei de Auxílio, Ajuda e Segurança Econômica de Coronavírus (CARES).

DOU_ANAC_390.png
9 de abril de 2020

Foi postergado pela ANAC em 120 dias o vencimento do Certificado de Aeronavegabilidade, dos Relatórios de Condição de Aeronavegabilidade e da Inspeção Anual de Manutenção. A medida tomada pela Agência ocorreu visando a situação que o mundo se encontra em meio à pandemia de Coronavírus

carsamma_390.png
6 de abril de 2020

Foi criado pela CARSAMMA um Portal que visa disponibilizar informações a respeito de publicações e NOTAMs devido às ações tomadas em relação ao COVID-19. A Agência também disponibilizou o e-mail carsamma@cgna.gov.br para contato.

logo_abag_390.jpg
17 de março de 2020

A medida, resultado de solicitação da ABAG e de diversas outras associações da aviação brasileira, atinge regulados pela Agência com certificados vencidos e a vencer nos próximos meses

oficio_abag_390.png
16 de março de 2020

Devido ao cenário de pandemia do COVID19, a ABAG enviou um ofí­cio solicitando prorrogação por 180 dias do vencimento do CMA (Certificado Médico Aeronáutico), CHT (Certificado de Habilitação Técnica) e dos demais cursos certificados pela ANAC.

O pedido é pautado para a segurança dos profissionais do setor, assim evitando riscos desnecessários tanto para eles próprios como para familiares, colegas de trabalho e a sociedade brasileira como um todo.

caminhao_combustivel_390.png
12 de março de 2020

A ABAG esteve junto da ABEAR e da ANP para debater a substituição do Jet A1 pelo Jet A no Brasil. A substituição, como apontou a ABAG, poderia trazer prejuízo devido ao ponto de congelamento do Jet A1 ser menor que o do Jet A. Por outro lado, a troca dos combustíveis também implica em uma redução de custo, pois a produção do Jet A é mais barata que a do Jet A1

sac_390.jpg
12 de março de 2020

A ABAG participou das reuniões do CTAG-Comitê Técnico de Aviação Geral e do CTNAV-Comitê Técnico de Navegação Aérea no último dia 05 de março. As reuniões tiveram como assunto principal a Aviação Geral, setor que vem ganhando mais visibilidade e investimentos do Fundo Nacional de Aviação Civil

global_7000_390.jpg
6 de março de 2020

De acordo com o presidente e CEO da Bombardier, é a hora de um "novo capítulo emocionante" para a canadense. A empresa, que já fechou diversos acordos envolvendo suas outras divisões, fechou um acordo para a venda de sua divisão de trens. Assim, a empresa terá como foco apenas o setor de aviação executiva

logo_abag_390.jpg
28 de fevereiro de 2020

A ABAG disponibilizou três novos estudos para seus associados naárea exclusiva, na parte de Relatórios Estatísticos. Os estudos incluem informações sobre os aeródromos brasileiros, a quantidade de AVGAS vendida no Brasil e informações sobre óbitos em acidentes de trânsito.

global_6000_390.jpg
28 de fevereiro de 2020

O estudo, realizado pela PricewaterhouseCoopers, calculou de forma direta, indireta e induzida os impactos econômicos da aviação geral baseado nos dados do ano de 2018. De acordo com Ed Bolen, presidente da NBAA, a aviação geral permanece como uma parte essencial e poderosa da economia estadunidense, provendo serviços críticos para cidadãos e companhias por todo o país. Sendo assim, como declarou o CEO e presidente da AOPA, a aviação geral continua a ser um importante (e positivo) fator na economia da nação norte-americana, beneficiando milhares de comunidades. O estudo pode ser acessado pelo link ao final da notícia.

aviacao_executiva_390.jpg
20 de fevereiro de 2020

O diretor-geral da ABAG, Flavio Pires, divulgou dados e disse que o ano que passou trouxe sinais de retomada para a aviação executiva, porém o otimismo deve ser cauteloso

taxi_aereo_autonomo_390.jpg
13 de fevereiro de 2020

A joint venture formada pela Boeing e a Kitty Hawk, a Wisk, anunciou nos últimos dias que iniciou os teste com seu eVTOL Cora. A aeronave possui 12 rotores e pode atingir a altura máxima de 457 metros.

Aeroporto_Guarulhos_390.jpg
7 de fevereiro de 2020

O projeto, resultado de trabalho conjunto entre o DECEA, o Aeroporto de Guarulhos, a Infraero, e associações da aviação, tem o objetivo de melhorar o fluxo de saída e chegada dos voos e prioriza o processo de decisão colaborativa em todas as etapas.

heliexpo2020_390.jpg
7 de fevereiro de 2020

O conceito de Mobilidade Aérea Urbana precisa ser expandido além de apenas serviráreas urbanas. Com os novos eVTOL (aeronaves de decolagem e pouso elétricos), tanto as aeronaves pilotadas como as autônomas, devem estar prontos para serem usados em qualquer lugar que seja necessário. Representantes da FAA, Uber, Bell e outros se reuniram na Heli-Expo e discutiram o assunto em um painel do evento

interior_phenom_390.jpg
7 de fevereiro de 2020

O Phenom 300E, da Embraer, recebeu avanços e agora oferece uma velocidade de cruzeiro de 464 nós (859km/h), também oferecendo uma cabine mais silenciosa e um sistema de alerta que atua como um "piloto adicional", tornando a Embraer a primeira fabricante executiva a desenvolver e certificar esse tipo de tecnologia

aviaogeral_390.jpg
6 de fevereiro de 2020

A ABAG participou do 2º Fórum da Aviação Geral e Executiva, que foi realizado na sede do DECEA. O evento trouxe novidades como uma nova funcionalidade para o FPL-BR/EFB e a ABAG pretende explorar os assuntos lá discutidos por meio de futuras notas em seu site

Stratos_716_390.jpg
24 de janeiro de 2020

A Stratos Aircraft realizou testes de cargas nas asas, empenagens, fuselagem e trens de pouso no seu VLJ (Very Light Jet) 716, e está em sua etapa de montagem, com planos de iniciar os testes em solo no segundo trimestre e os ensaios em vôo no segundo semestre de 2020. Os planos para o futuro envolvem vender a aeronave como um kit para poucos compradores que ofereçam retornos que auxiliem o aperfeiçoamento do projeto antes do início sua campanha de certificação pela FAR 23. A companhia também está ampliando suas instalações em Redmond, Oregon (EUA), para aumentar sua capacidade produtiva no futuro.

cityairbus_390.jpg
24 de janeiro de 2020

O protótipo demonstrador CityAirbus completou, em dezembro de 2019, seu primeiro vôo livre de cabos auxiliares, no site da Airbus Helicopters em Donauwörth, na Alemanha. O voo do CityAirbus, não tripulado, durou cerca de cinco minutos a uma altura de dois metros do solo. Este é o segundo projeto da Airbus com o objetivo de desenvolver tecnologias para o mercado de mobilidade aérea urbana, depois do demonstrador Vahana, que completou os ensaios em vôo ano passado.


Sobre

A Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG) foi criada com o intuito de defender e promover os interesses de pessoas e organizações que operem aeronaves como forma de apoio a seus negócios de forma í­ntegra e profissional, angariando o reconhecimento da sociedade e do governo como seu legí­timo interlocutor.



© ABAG 2020 . www.abag.org.br . Todos os direitos reservados



Endereço

Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto | São Paulo/SP

+55 (11) 5032-2727

+55 (11) 93088-6208

Redes Sociais:

Linkedin

Twitter

Newsletter