Inovação tecnológica em novos modelos de aeronaves e seus motores são, junto com o SAF, parte do caminho para zerar as emissões de carbono na Aviação
A Organização da Aviação Civil Internacional (OACI, ou ICAO, na sigla em inglês) estabeleceu metas para zerar as emissões de carbono pelas empresas do setor até 2050. O principal caminho para atingir este resultado altamente desafiador é a produção e utilização do SAF, o combustível sustentável de aviação. Mas este não é o único caminho para o Net Zero.
Uma das estratégias para zerar as emissões de carbono é a inovação, com o desenvolvimento de aeronaves mais leves e motores mais econômicos. Já há uma série de empresas testando novos modelos com estas características. Um dos testes envolve as gigantes brasileiras Embraer e WEG (fabricante de motores), que desenvolvem um sistema de propulsão elétrica para aviões.
No mundo todo, há cerca de 100 projetos para a criação de aeronaves elétricas, como o em execução pela Boing, que prevê um sistema de propulsão híbrido com motor elétrico e a combustível fóssil. No Brasil, a ACS-Aviation, de São José dos Campos, interior de São Paulo, trabalha, em parceria com a Itaipu Binacional, em um projeto de uma aeronave elétrica semiautônoma de decolagem e pouso vertical.
Os desafios são grandes, como o peso das baterias e a utilização em voos internacionais em longa distância.
Mas desafios sempre moveram a Aviação!
Uma das estratégias para zerar as emissões de carbono é a inovação, com o desenvolvimento de aeronaves mais leves e motores mais econômicos. Já há uma série de empresas testando novos modelos com estas características. Um dos testes envolve as gigantes brasileiras Embraer e WEG (fabricante de motores), que desenvolvem um sistema de propulsão elétrica para aviões.
No mundo todo, há cerca de 100 projetos para a criação de aeronaves elétricas, como o em execução pela Boing, que prevê um sistema de propulsão híbrido com motor elétrico e a combustível fóssil. No Brasil, a ACS-Aviation, de São José dos Campos, interior de São Paulo, trabalha, em parceria com a Itaipu Binacional, em um projeto de uma aeronave elétrica semiautônoma de decolagem e pouso vertical.
Os desafios são grandes, como o peso das baterias e a utilização em voos internacionais em longa distância.
Mas desafios sempre moveram a Aviação!