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Caixa preta poderá ser ejetada segundos antes do acidente preservando assim dados do voo

Caixa preta poderá ser ejetada segundos antes do acidente preservando assim dados do voo

A agência europeia de segurança para aviação, a EASA, propõe melhorar a confiabilidade dos gravadores de voo, principalmente quanto à perda de suas fontes de alimentação e o corte prematuro das gravações devido à violenta desaceleração em acidentes. A agência busca estabelecer os parâmetros de certificação para gravadores combinados e gravadores ejetáveis.   Algumas investigações de acidentes revelaram que os gravadores de voz (CVR) ficaram, prematuramente, sem energia quando poderiam continuar registrando informações importantes caso se existisse uma fonte de alimentação alternativa. Em certos casos, tanto o gravador de dados de voo (FDR) como o de voz (CVR) eram alimentados pelo mesmo barramento elétrico, de forma que sua eventual falha desativaria os dois equipamentos de gravação, ainda com a aeronave em voo.   As novas exigências seriam a garantia de que, em nenhum caso, o FDR e o CVR seriam afetados a um só tempo. O projeto também prevê que o CVR e o microfone do cockpit tenham um backup de 10 minutos de uma fonte de alimentação distinta, ligada automaticamente ao CVR e ao microfone.   As recomendações contêm ainda os requisitos para a instalação de gravadores combinados bem como gravadores ejetáveis, que deverá ser um gravador especialmente reforçado que será ejetado automaticamente da aeronave em caso de acidente.   Fonte: Aeromagazine por Ernesto Klotzel

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