Aditivo misturado ao combustível pode removerágua acumulada nos tanques de aviões

A alemã Lufthansa está testando em parceria com a indústria química Basf um composto que pode remover aágua dos tanques de combustível. O objetivo é reduzir a necessidade de medidas para periodicamente eliminar a presença daágua nos tanques.
28 de agosto de 2018
refueling.jpg
A alemã Lufthansa está testando em parceria com a indústria química Basf um composto que pode remover aágua dos tanques de combustível. O objetivo é reduzir a necessidade de medidas para periodicamente eliminar a presença daágua nos tanques.

A presença deágua, em geral na forma de vapor, pode ser danosa para a integridade do motor assim como sua operação normal. O Kerojet Aquarius, desenvolvido pela Basf, é um aditivo que encapsula aágua naturalmente presente no combustível, formando uma “gaiola molecular” ao redor das moléculas de H2O, em um processo em que não há reações químicas no combustível com o aditivo nem comágua, segundo o fabricante. O processo dispersa aágua eventualmente presente, possibilitando a remoção definitiva deste contaminante através do próprio processo de combustão do motor.

 

A vantagem desse tipo de aditivo reduzir as medidas necessárias para extrairágua nos intervalos mandatórios, ajudando a cortar custos à medida que o acúmulo deágua será minimizado. Além disso, paradas demoradas e caras na manutenção podem ser evitadas, aumentando assim a utilização das aeronaves e tornando a operação mais econômica.

 

O primeiro teste ocorreu no dia 24 de julho, com um Airbus 340-600, em um voo entre Munique e San Francisco. Os detalhes completos da operação estão ainda sendo analisados, mas a Lufthansa planeja testes adicionais, todos operados por modelos da família Airbus. A Basf espera ter resultados conclusivos até o final do ano.

 

FONTE: Aerobusiness por Ernesto Klotzel

Leave a Reply

Your email address will not be published.


Sobre

A Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG) foi criada com o intuito de defender e promover os interesses de pessoas e organizações que operem aeronaves como forma de apoio a seus negócios de forma í­ntegra e profissional, angariando o reconhecimento da sociedade e do governo como seu legí­timo interlocutor.



© ABAG 2020 . www.abag.org.br . Todos os direitos reservados



Endereço

Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto | São Paulo/SP

+55 (11) 5032-2727

+55 (11) 97596-6831

Redes Sociais:

Linkedin

Twitter

Newsletter