ABAG – Associação Brasileira de Aviação Geral

Notícias e Agenda ABAG

VI Semana de Qualidade da Informação do Transporte Aéreo

VI Semana de Qualidade da Informação do Transporte Aéreo

O evento tem como principal objetivo contribuir para a melhoria da qualidade das informações relacionadas ao acompanhamento do mercado e dos serviços de transporte aéreo no Brasil. O público-alvo do evento, são os profissionais das empresas brasileiras e estrangeiras de transporte aéreo público responsáveis pela remessa periódica das mencionadas informações à ANAC. INSCRIÇÕES Os interessados devem efetuar no Portal de Capacitação da ANAC. As inscrições são gratuitas e o número de vagas é limitado à capacidade do auditório. No momento da inscrição, é desejável que os painéis escolhidos estejam diretamente relacionados à atividade desempenhada pelo profissional na empresa. Todos os profissionais são convidados para participar da Cerimônia de Abertura do evento e do Painel 1 - Simpósio de Economia do Transporte Aéreo, sendo também necessária a inscrição para cada um destes.   PROGRAMAÇÃO O evento será composto por uma cerimônia de abertura e 9 painéis, nos quais serão debatidos os procedimentos de apresentação à ANAC dos dados estatísticos de voos, dados de registro dos serviços de transporte aéreo, alterações e cancelamentos de voos, dados de tarifas aéreas domésticas e internacionais comercializadas, demonstrações contábeis, informações econômico-financeiras requeridas por organismos internacionais, dado de transporte de passageiros portadores de necessidades especiais e informações sobre emissão de CO2.   Na cerimônia de abertura, haverá apresentações do senhor Diretor Presidente da ANAC, José Ricardo Pataro Botelho de Queiroz; do senhor Superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos da ANAC, Ricardo Bisinotto Catanant; do senhor Secretário Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Dario Rais Lopes; do Senhor Consultor Técnico da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) Mauricio Emboaba Moreira, do Senhor Diretor para o Brasil da International Air Transport Association (IATA) e do senhor Professor, Pesquisador e Coordenador do Núcleo de Economia do Transporte Aéreo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (NECTAR/ITA), Alessandro V. M Oliveira.   Esta edição contará, assim como na edição anterior, com um painel inteiro dedicado a estudos acadêmicos de economia do transporte aéreo. Trata-se do Painel 1 - Simpósio de Economia do Transporte Aéreo (SETA 2018), conduzido por pesquisadores do Núcleo de Economia do Transporte Aéreo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (NECTAR/ITA), onde serão abordados temas como teste da hipótese de aversão aos turboprops na aviação regional; efeitos da distribuição de renda na demanda por transporte aéreo; slots aeroportuários e concorrência de companhias aéreas; e disponibilidade de crédito como indutora de demanda por transporte aéreo.   Outros destaques desta edição são: o portal para o recebimento automatizado das demonstrações contábeis das principais empresas brasileiras de transporte aéreo; o novo portal para remessa de dados estatísticos de voos de empresas brasileiras e estrangeiras de transporte aéreo; o Sistema de Registro de Serviços Aéreos (SIROS); o novo sistema do Boletim de Alteração de Voo (BAV); a utilização do portal consumidor.gov.br pelos usuários e empresas prestadoras dos serviços de transporte aéreo e o regulamento brasileiro para o monitoramento, reporte e verificação (MRV) das emissões de CO2. Os servidores da Gerência de Acompanhamento de Mercado (GEAC), da Gerência de Operações de Serviços Aéreos (GOPE) e da Gerência de Regulação das Relações de Consumo (GCON), da Superintendência de Acompanhamento de Serviços Aéreos (SAS), assim como da Assessoria Internacional (ASINT), conduzirão os debates sobre os modelos de informação, os principais aspectos da regulamentação vigente e vindoura, e a importância do aprimoramento de controles internos, processos e sistemas automatizados nas empresas e os principais pontos de atenção para assegurar a consistência dos dados. Os participantes poderão esclarecer as suas dúvidas e apresentar sugestões para o aprimoramento dos normativos.   SEMANA DE QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DO TRANSPORTE AÉREO A Semana de Qualidade da Informação do Transporte Aéreo faz parte da Ação Nacional de Aviação Civil, iniciativa instituída em 2011 pela ANAC com o objetivo de disseminar informações e conhecimentos sobre o transporte aéreo e de aumentar a proximidade da Agência com a sociedade e o próprio setor regulado. Realizada desde 2013, o evento tem reunido, em cada ano, cerca de 250 participantes de aproximadamente 40 empresas aéreas brasileiras e estrangeiras que operam no Brasil, além de entidades ligadas ao setor.   Fonte: ANAC

Fique por dentro das
notícias da ABAG

Assine nossa newsletter.