Estado libera recursos para obras do Aeroporto de Blumenau

obrasblumenau
Governador de Santa Catarina libera recursos para obras no aeroporto cumprindo demanda já antiga. Com os recursos, melhorias poderão ser feitas, como uma demarcação mais efetiva do espaço e balizamento noturno.

Em visita a Blumenau nesta segunda-feira (23) o governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés, anunciou a liberação de recursos para o Aeroporto Regional, também conhecido como Quero-Quero, que receberá R$ 4 milhões para obras de balizamento noturno e cercamento. O repasse dos valores ocorreu em cerimônia realizada no próprio aeroporto.

A demanda já era uma antiga solicitação da Prefeitura junto ao Governo do Estado. O prefeito Mário Hildebrandt comemora a assinatura do repasse dos recursos. “É um pleito atendido e muito importante para nossa região, em especial para a saúde e o transporte dos órgãos para os transplantes. Nossa torcida é para que o Governo do Estado continue olhando por Blumenau e pelo Vale e traga outros recursos, em especial para a área de infraestrutura que é um dos nossos maiores desafios”, afirma.

Com os recursos será possível fazer o cercamento, garantindo uma demarcação mais efetiva do espaço e evitando a circulação de animais junto a pista. Além disso, o balizamento noturno também poderá ser feito, permitindo que o aeródromo possa operar durante a noite.

Sobre o balizamento

O balizamento é um sistema de iluminação que define a pista e zona de pouso, possibilitando vôos noturnos. Atualmente, no Aeroporto Quero-Quero, as aeronaves precisam pousar ou decolar antes do pôr do sol.

O problema atinge principalmente, a atuação do Corpo de Bombeiros, responsável por atender emergências. Sem esta restrição, a equipe médica poderá resgatar mais pacientes em estado grave ou pessoas feridas em locais de difícil acesso. Além disso, o transporte de órgãos durante a noite também poderá ser feito.

Fundado em 1970, o Aeroporto Regional de Blumenau, atualmente opera na classificação AP-0, ou seja, de operação exclusiva de aviação geral, de serviço de táxi aéreo e/ou de aviação comercial na modalidade de operação de fretamento.

Fonte: Farol Blumenau (23/09/2019)


Sobre

A Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG) foi criada com o intuito de defender e promover os interesses de pessoas e organizações que operem aeronaves como forma de apoio a seus negócios de forma íntegra e profissional, angariando o reconhecimento da sociedade e do governo como seu legítimo interlocutor.



© ABAG 2019 . www.abag.org.br . Todos os direitos reservados



Endereço

Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto | São Paulo/SP

+55 (11) 5032-2727

Redes Sociais:

Linkedin

Twitter

Newsletter