
A empresa Kitty Hawk apresentou sua aeronave elétrica Heaviside, que tem decolagem vertical e diversos atrativos tecnológicos. O fato de ser elétrica, torna possÃvel reduzir o ruÃdo emitido por ela, o que faz com que seja considerada ultra silenciosa, com poluição sonora 100 vezes menor que a de um helicóptero, segundo a fabricante. Enquanto um helicóptero emite 60dBA a 460 metros de altitude acima de alguém, a Heaviside emite apenas 38dBA.
O principal foco da fabricação desta aeronave está na quantidade de ruÃdo emitido. Sebastian Thrun, CEO da Kitty Hawk, conta ao TechCrunch que a intenção é conseguir a aceitação das pessoas e que para isso eles apostaram em uma combinação silenciosa, que fosse incapaz de incomodar as pessoas com barulho. A empresa ressalta que em ambientes urbanos o ruÃdo emitido se mistura com o da cidade e torna-se praticamente imperceptÃvel ao ouvido humano.
Em sua construção foram utilizados materiais resistentes e de alta qualidade, além de leves, como fibra de carbono. Essas caracterÃsticas fazem dela uma aeronave com um design interessante e capaz de se locomover com agilidade e velocidade, podendo voar de San Jose até San Francisco, trecho de aproximadamente 1 hora de carro, em cerca de 15 minutos.
Além disso, foi feita para suportar voos no modo manual, mas a intenção é deixá-la pronta para voar no modo autônomo, o que exige um longo caminho para a aprovação legal. Como também foi construÃda para ser prática, pode ser que essa seja uma etapa não tão complicada para a Kitty Hawk. Segundo o lÃder de projeto, a ideia é permitir que ela possa ser pousada em qualquer lugar, necessitando apenas um pequeno espaço reservado, sem precisar de uma grande estrutura de heliponto.
Fonte:Â Mundo Conectado (04/10/2019)