Pilatus lança a terceira geração do turboélice monomotor PC-12

pilatus
No novo modelo, a Pilatus adicionou uma série de novos recursos ao cockpit, bem como um novo recurso de baixa velocidade da hélice, para redução de ruídos na cabine.

Durante a NBAA deste ano a Pilatus apresentou seu mais novo lançamento, a 3ª geração do turboélice PC-12.

Apelidada de PC-12NGX, a aeronave apresenta uma série de melhorias em relação ao seu antecessor PC-12NG. Isso inclui um motor turboélice Pratt & Whitney PT6E-67XP aprimorado, com hélice eletrônica e sistema de controle de motor, incluindo controle de motor digital com autoridade total – o primeiro tipo no mundo neste segmento de mercado.

Ele também possui um novo recurso de modo de baixa velocidade da hélice, que segundo a Pilatus, “cria uma redução significativa no ruído da cabine para maior conforto do passageiro”.

A Pilatus também adicionou uma série de novos recursos ao cockpit, incluindo o sistema aviônico da Honeywell que combina um dispositivo de controle do cursor com a versatilidade de uma tela sensível ao toque. O cockpit também possui um Autothrottle, que, segundo Pilatus, “reduz a carga de trabalho do piloto para maior segurança e garante a otimização automática de energia em todas as fases do voo”.

A cabine do PC-12NGX foi completamente redesenhada, com uma escolha de seis interiores da BMW Designworks, oferecendo “assentos de passageiros extremamente leves com ergonomia ideal com capacidade de reclinação total”.

As janelas da cabine foram ampliadas em 10% para aprimorar a experiência do passageiro do PC-12 NGX e fornecer mais luz natural. “O formato retangular das novas janelas, adaptado do PC-24 [jato executivo leve] e o revestimento externo do para-brisa escuro, criam uma presença distinta para o PC-12 NGX”, observa o aeromodelo.

A Pilatus disse que o PC-12NGX se baseia na experiência adquirida com a frota mundial de aviões PC-12, são mais de 1.700 aeronaves com sete milhões de horas de voo.

Ainda sobre o lançamento do PC-24NGX em Las Vegas, em 21 de outubro, o executivo-chefe da Pilatus, Markus Bucher, disse que o avião suíço busca continuamente inovar para “manter a liderança do PC-12 no mercado de aviação geral”. Ele descreve o PC-12NGX como “uma vitrine para a colaboração em tecnologia avançada” entre Pilatus, Pratt & Whitney Canada e Honeywell.“

O preço base do PC-12NGX é de US$4,4 milhões, porém com opcionais pode chegar a US$ 5,4 milhões.

Fonte: Aeroflap (23/10/2019)


Sobre

A Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG) foi criada com o intuito de defender e promover os interesses de pessoas e organizações que operem aeronaves como forma de apoio a seus negócios de forma íntegra e profissional, angariando o reconhecimento da sociedade e do governo como seu legítimo interlocutor.



© ABAG 2019 . www.abag.org.br . Todos os direitos reservados



Endereço

Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto | São Paulo/SP

+55 (11) 5032-2727

Redes Sociais:

Linkedin

Twitter

Newsletter