ABAG – Associação Brasileira de Aviação Geral

Notícias e Agenda ABAG

Embraer Phenom 300E se torna o primeiro jato single-pilot a atingir Mach 0,80

Embraer Phenom 300E se torna o primeiro jato single-pilot a atingir Mach 0,80

O Embraer Phenom 300E é agora o primeiro jato single-pilot a atingir Mach 0.80, com uma cabine ainda mais silenciosa e atualizações na aviônica que incluem proteção contra o fenômeno conhecido como tesoura de vento (windshear) e um sistema de alerta e prevenção de saídas de pista - a primeira tecnologia do tipo a ser desenvolvida e certificada na Aviação Executiva. Buscando oferecer o melhor desempenho da categoria, o Phenom 300E agora oferece mais velocidade, tornando-se o jato executivo single-pilot mais veloz e com maior alcance do mundo. Com os avanços, o Phenom 300E passa a oferecer velocidade máxima de cruzeiro de 464 nós (859 km/h) e um alcance de 2.010 milhas náuticas (3.724 km) com cinco ocupantes nas condições NBAA IFR. Em termos de conforto, o Phenom 300E agora conta com uma cabine ainda mais silenciosa, com trilhos para os assentos do piloto e copiloto cerca de 40% maiores, proporcionando mais espaço para as pernas no cockpit, além de uma nova opção de design interno premium, conhecida como Bossa Nova. No que diz respeito à redução de ruído, as melhorias minimizaram significativamente os ruídos na cabine de bordo, durante o embarque, e os ruídos de alta frequência. Para oferecer tecnologia incomparável na categoria, o Phenom 300E está recebendo uma atualização aviônica que incluirá um sistema de alerta e prevenção de saídas de pista, proteção contra o fenômeno tesoura de vento (windshear), modo de descida de emergência, PERF, TOLD, FAA, Datacom e muitos outros sistemas. O sistema de alerta e prevenção de saídas de pista atuará como um "piloto adicional", avisando quando a aproximação da aeronave for muito íngreme ou muito veloz, aumentando a consciência situacional. A Embraer patenteou essa tecnologia tornando-se o primeiro fabricante na Aviação Executiva a desenvolver e certificar uma tecnologia do tipo. A nova proteção contra o fenômeno tesoura de vento (windshear) poderá alertar os pilotos sobre as condições de proteção contra o vento com maior antecedência, ajudando-os a preparar e manobrar a aeronave, a fim de minimizar condições adversas. Além disso, o Phenom 300E agora conta com conexão 4G via Gogo AVANCE L5. "Apesar do extraordinário sucesso do Phenom 300 na última década, nossa visionária equipe está sempre trabalhando para oferecer a melhor experiência aos nossos clientes, o que por vezes significa tornar uma aeronave líder de mercado ainda melhor, mais rápida e segura", disse Michael Amalfitano, Presidente & CEO da Embraer Aviação Executiva. "A imaginação sem limites e a engenharia inteligente de nosso time deram origem ao Phenom 300E e é com o esse mesmo espírito que continuamos aprimorando o jato executivo mais popular da década". Com essas melhorias, a premiada nova edição do interior Bossa Nova, originalmente lançada em 2018 para o os jatos Praetor 500 e Praetor 600, agora é também uma opção disponível para o Phenom 300E. O interior de estilo premium conta com materiais de fibra de carbono, costura sofisticada e coloração preto-piano. Inspirado nas famosas calçadas do Rio de Janeiro, o design do acolchoado personalizado é complementado pelos detalhes de costura e as cores exclusivas do divã. O interior mais recente e avançado da Aviação Executiva da Embraer, do Praetor 600 Bossa Nova, foi premiado como melhor design do ano no International Yacht & Aviation Awards 2019, em Veneza (categoria Design de Interiores VIP). As entregas do aprimorado Phenom 300E começarão em maio de 2020; alguns dos recursos são opcionais.

Fonte: Aeroflap (31/01/2020)

Fique por dentro das
notícias da ABAG

Assine nossa newsletter.