ABAG – Associação Brasileira de Aviação Geral

Notícias e Agenda ABAG

ANAC volta a emitir Ní­vel 6 de proficiência linguí­stica

ANAC volta a emitir Ní­vel 6 de proficiência linguí­stica

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), após revisão de seus processos internos, decidiu pelo retorno da concessão do Ní­vel 6 - Expert no exame de proficiência linguística Santos Dumont English Assessment SDEA (clique no link para mais informações sobre o exame). De modo a garantir a completa aderência aos normativos da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), a ANAC estabeleceu procedimento especial de transição para retomada do exame considerando a complexidade das avaliações e a necessidade de características de uso da língua (que vão além do contexto relacionado ao trabalho indicado nos descritores dos ní­veis mais baixos). Por esse motivo, foi desenvolvido um Módulo adicional do SDEA específico para avaliação do Nível 6. Para realizar a avaliação contida no Módulo adicional do SDEA, os candidatos que obtiveram o Ní­vel 5+ - Avançado serão convidados pela ANAC, via e-mail e conforme cronograma interno em função da consolidação dos novos procedimento e Módulo adicional do SDEA, a comparecerem - Representação Regional da ANAC no Rio de Janeiro e realizarem o exame especí­fico para verificações adicionais, que poderá resultar na concessão de Ní­vel 6 de proficiência linguí­stica. Cabe ressaltar que a realização do exame adicional para possí­vel obtenção do Ní­vel 6 é opcional. Aos pilotos que se candidatarem, é importante esclarecer que:
  1. A realização do exame para obtenção do Nível 6 - Expert é opcional e em caso de eventual não-aprovação, o candidato manterá, com a validade original, o Ní­vel 5 - Avançado já alcançado.
  2. Caso o candidato consiga comprovar que é aplicável a ele o Ní­vel 6 - Expert, seus apontamentos profissionais serão atualizados com o novo ní­vel de proficiência linguí­stica obtido sem a necessidade de qualquer solicitação adicional.
  3. Conforme seção 61.10 do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 61, não haverá necessidade de reavaliação para pilotos aprovados no Nível 6 - Expert.
  4. Durante o período de transição, não será cobrada taxa para realização do exame sob o novo módulo.
  5. Em caso de reprovação no teste adicional para verificação do Ní­vel 6 - Expert, os candidatos só poderão realizar um novo exame após seis meses corridos da realização do teste anterior.
Sobre o exame de proficiência linguí­stica O Santos Dumont English Assessment (SDEA) é o exame elaborado pela ANAC no intuito de verificar a proficiência de pilotos, como habilidades de fala e compreensão da lí­ngua inglesa. As normas e requisitos relacionados à proficiência linguí­stica desses profissionais estão presentes no Anexo 1 da OACI (Personnel Licensing) e têm como objetivo alcançar maior segurança nas comunicações radiotelefônicas entre pilotos de aeronaves, controladores de tráfego aéreo e operadores de estações aeronáuticas. No Brasil, país-membro da OACI, a ANAC é a autoridade responsável pela certificação da proficiência linguí­stica de pilotos em operações aéreas envolvendo aeronave civil brasileira em voos internacionais.

Fonte: ANAC (10/03/2020)

Fique por dentro das
notícias da ABAG

Assine nossa newsletter.