ANAC volta a emitir Ní­vel 6 de proficiência linguí­stica

O exame, Santos Dumont English Assessment (SDEA), irá retornar a ser concedido pela ANAC. Os candidatos serão convidados a realizar o exame na unidade da Agência no Rio de Janeiro.
12 de março de 2020
ANAC
O exame, Santos Dumont English Assessment (SDEA), irá retornar a ser concedido pela ANAC. Os candidatos serão convidados a realizar o exame na unidade da Agência no Rio de Janeiro.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), após revisão de seus processos internos, decidiu pelo retorno da concessão do Ní­vel 6 – Expert no exame de proficiência linguística Santos Dumont English Assessment SDEA (clique no link para mais informações sobre o exame).

De modo a garantir a completa aderência aos normativos da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), a ANAC estabeleceu procedimento especial de transição para retomada do exame considerando a complexidade das avaliações e a necessidade de características de uso da língua (que vão além do contexto relacionado ao trabalho indicado nos descritores dos ní­veis mais baixos). Por esse motivo, foi desenvolvido um Módulo adicional do SDEA específico para avaliação do Nível 6.

Para realizar a avaliação contida no Módulo adicional do SDEA, os candidatos que obtiveram o Ní­vel 5+ – Avançado serão convidados pela ANAC, via e-mail e conforme cronograma interno em função da consolidação dos novos procedimento e Módulo adicional do SDEA, a comparecerem – Representação Regional da ANAC no Rio de Janeiro e realizarem o exame especí­fico para verificações adicionais, que poderá resultar na concessão de Ní­vel 6 de proficiência linguí­stica. Cabe ressaltar que a realização do exame adicional para possí­vel obtenção do Ní­vel 6 é opcional.

Aos pilotos que se candidatarem, é importante esclarecer que:

  1. A realização do exame para obtenção do Nível 6 – Expert é opcional e em caso de eventual não-aprovação, o candidato manterá, com a validade original, o Ní­vel 5 – Avançado já alcançado.
  2. Caso o candidato consiga comprovar que é aplicável a ele o Ní­vel 6 – Expert, seus apontamentos profissionais serão atualizados com o novo ní­vel de proficiência linguí­stica obtido sem a necessidade de qualquer solicitação adicional.
  3. Conforme seção 61.10 do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 61, não haverá necessidade de reavaliação para pilotos aprovados no Nível 6 – Expert.
  4. Durante o período de transição, não será cobrada taxa para realização do exame sob o novo módulo.
  5. Em caso de reprovação no teste adicional para verificação do Ní­vel 6 – Expert, os candidatos só poderão realizar um novo exame após seis meses corridos da realização do teste anterior.

Sobre o exame de proficiência linguí­stica

O Santos Dumont English Assessment (SDEA) é o exame elaborado pela ANAC no intuito de verificar a proficiência de pilotos, como habilidades de fala e compreensão da lí­ngua inglesa. As normas e requisitos relacionados à proficiência linguí­stica desses profissionais estão presentes no Anexo 1 da OACI (Personnel Licensing) e têm como objetivo alcançar maior segurança nas comunicações radiotelefônicas entre pilotos de aeronaves, controladores de tráfego aéreo e operadores de estações aeronáuticas. No Brasil, país-membro da OACI, a ANAC é a autoridade responsável pela certificação da proficiência linguí­stica de pilotos em operações aéreas envolvendo aeronave civil brasileira em voos internacionais.

Fonte: ANAC (10/03/2020)


Sobre

A Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG) foi criada com o intuito de defender e promover os interesses de pessoas e organizações que operem aeronaves como forma de apoio a seus negócios de forma í­ntegra e profissional, angariando o reconhecimento da sociedade e do governo como seu legí­timo interlocutor.



© ABAG 2020 . www.abag.org.br . Todos os direitos reservados



Endereço

Rua Baronesa de Bela Vista, 411- Cond. CGH Aeroporto Office, salas 503, 504 e 505. Vila Aeroporto, São Paulo/ SP, 04.612-001- Brasil

+55 (11) 5032-2727

+55 (11) 93088-6208

Redes Sociais:

Linkedin

Twitter

Newsletter