Serviço de transporte aeromédico reforça atendimento no oeste paraense

O serviço aeromédico é um transporte fundamental para o resgate rápido dos pacientes localizados em municípios mais distantes do estado do Pará
11 de junho de 2020
aeromedico_615
O serviço aeromédico é um transporte fundamental para o resgate rápido dos pacientes localizados em municípios mais distantes do estado do Pará

Após a descentralização do serviço de transporte aeromédico da capital paraense para oeste paraense, agora o serviço passa a ser regulado pelo município de Santarém. Os detalhes para a mudança foram acordados nesta quarta-feira (3), durante reunião na Secretaria Regional de Governo do Baixo Amazonas.

Com isso, será possível aumentar o número de voos e reduzir, inclusive, o tempo de espera de atendimento. O processo de regulação do serviço aeromédico ficará subsidiado na sede da 9ª Regional de Saúde em Santarém.

“Primeiramente é importante destacar que o serviço aeromédico já foi descentralizado, antes o serviço tinha base somente em Belém, agora já possui uma base em Santarém. Essa foi uma decisão do governador Helder Barbalho, que tem nos ajudado a salvar muitas vidas na região. Agora, nós vamos ganhar mais tempo, principalmente em relação a ativação da aeronave, para buscar os pacientes nos municípios da região oeste, sendo possível inclusive aumentar o número de voos diários”, destacou o Secretário Regional Henderson Pinto.

A coordenadora de Urgência e Emergência, Andrea Luz, explica como será a operacionalização do serviço na região. “O serviço de resgate aeromédico será feito diretamente pela equipe de médicos reguladores da 9ª Regional da Sespa, através da solicitação da unidade ao qual o paciente se encontra. Esse contato é feito por telefone e e-mail. Ao receber a solicitação, o médico regulador atualiza o quadro clínico do paciente e aciona o transporte aéreo. Via terrestre esse resgate demorava muito, colocando em risco a vida das pessoas que precisavam de um atendimento mais urgente, então esse transporte significa uma nova chance para cada paciente que precisa de atendimento”, detalhou.

“O serviço abrange 29 municípios, nas regiões do Baixo Amazonas, Tapajós e Xingu. Com a vinda da regulação para o município de Santarém, nós vamos ganhar tempo e agilidade no atendimento aeromédico. A equipe toda está preparada e já trabalha em regulação, é apenas mais um instrumento de apoio que nós vamos ter”, destacou Marcela Tolentino, diretora da 9ª Regional da Sespa em Santarém.

Covid-19 – O serviço se tornou essencial para reduzir o tempo de atendimento e salvar vidas dos pacientes com suspeitas de Covid-19 no interior do estado. Desde o dia 22 de abril, o serviço está disponível em Santarém.

Até o final de maio, 18 pessoas precisaram de transferência via UTI aérea na região, sendo 15 com suspeitas de Covid-19 e outras três com outras enfermidades. “Importante ressaltar que estamos dando suporte aos municípios próximos. Já recebemos pacientes de Óbidos, Juruti, Terra Santa, Alenquer, Monte Alegre, Prainha e Itaituba para atendimento médico em Santarém. É um serviço essencial para salvar vidas aqui nesta região, já que reduz o tempo de atendimento”, ressaltou o secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, Henderson Pinto.

O serviço aeromédico é um transporte fundamental para o resgate rápido dos pacientes localizados em municípios mais distantes do Estado. Os helicópteros estão aptos para o atendimento dos pacientes com segurança, possuem os equipamentos necessários para realizar o transporte com segurança médica, como respirador, monitores cardíacos e bombas de infusão; além dos profissionais de saúde: um piloto, um enfermeiro e um médico.

Fonte: Agência Pará (04/06/2020)


Sobre

A Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG) foi criada com o intuito de defender e promover os interesses de pessoas e organizações que operem aeronaves como forma de apoio a seus negócios de forma í­ntegra e profissional, angariando o reconhecimento da sociedade e do governo como seu legí­timo interlocutor.



© ABAG 2020 . www.abag.org.br . Todos os direitos reservados



Endereço

Rua Baronesa de Bela Vista, 411- Cond. CGH Aeroporto Office, salas 503, 504 e 505. Vila Aeroporto, São Paulo/ SP, 04.612-001- Brasil

+55 (11) 5032-2727

+55 (11) 93088-6208

Redes Sociais:

Linkedin

Twitter

Newsletter