Novo Manual de Cursos da ANAC será destaque do Segurança em Foco de junho

A edição foi publicada em formato amigável e dinâmico e representa marco para a formação de profissionais de aviação civil
25 de junho de 2020
Manual
A edição foi publicada em formato amigável e dinâmico e representa marco para a formação de profissionais de aviação civil

Os profissionais da aviação civil ganharam um reforço importante para sua formação: o novo Manual de Cursos da ANAC (IS 141-007), que está disponível para os interessados desde 15 de junho no site da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Foram condensados em um único documento (com 511 páginas) os conteúdos de 14 manuais e de outros normativos que, juntos, somavam mais de 1.500 páginas. A publicação atualiza o conteúdo de manuais de cursos (alguns vigentes desde os anos 1990) com foco na qualidade, segurança e flexibilização para montagem de programas de formação de profissionais nos Centros de Instrução de Aviação Civil (CIACs).

Ainda que o volume total do conteúdo tenha sido reduzido, a IS 141-007 continua extensa e tecnicamente densa, mas de fácil utilização. O material ganhou formato amigável e dinâmico, contendo figuras, fotos, ilustrações da Galeria Crescenti, diagramação e hiperlinks.

A IS 141-007 representa um marco na formação de profissionais de aviação civil. Houve desburocratização e harmonia da IS com os regulamentos RBAC nº 61, RBHA nº 63 e RBAC nº 65. Outro ponto importante do Manual é o Programa de Qualidade na Instrução (PQI), que consiste na classificação dos programas de instrução com a concessão de um selo (estrelas) da ANAC para as instituições cujos programas extrapolarem o mínimo previsto na IS e entregarem mais ferramentas que assegurem a qualidade da instrução.

Participação social

A elaboração da IS contou com intensa participação social. Incluiu contribuições de representantes da indústria e coleta de sugestões por meio de workshops, formulários de pesquisa e uso da plataforma Nowcomment, com recorde de contribuições.

Para saber mais sobre o novo Manual de Cursos da ANAC, participe do webinar Segurança em Foco da ANAC no próximo dia 23 (terça-feira), às 10h, no Canal Webinários ANAC, no YouTube. O Gerente Técnico de Organizações de Formação, João Paulo Hirae Gomes, dará mais detalhes sobre a publicação.

Idealizado com o objetivo de esclarecer dúvidas dos regulados e demais interessados sobre assuntos relacionados à atuação da Agência, o Segurança em Foco do dia 23 contará também com a presença do Superintendente de Padrões Operacionais, João Garcia.

Webinar Segurança em Foco

Destinado aos públicos externo e interno da Agência, o webinar Segurança em Foco é gratuito e será transmitido pelo canal de YouTube Webinários ANAC. Confira os links de acesso das transmissões abaixo:

22 de junho
Tema: Treinamento (Padronização e Evolução)
https://youtu.be/6WKZbAAs4ak

23 de junho
Tema: Novo Manual de Cursos da ANAC (IS 141-007) e RBAC 63 (Licença de Mecânicos e Comissários)
https://youtu.be/7NHHagW4dvw

24 de junho
Tema: RBAC 91
https://youtu.be/G8bCrjGTzVs

25 de junho
Tema: AVSEC
https://youtu.be/uAAmyIGxKZo

Horário: das 10h às 12h (nos quatro dias)
Transmissão: Canal Webinários ANAC, no YouTube

Fonte: ANAC (19/06/2020)


Sobre

A Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG) foi criada com o intuito de defender e promover os interesses de pessoas e organizações que operem aeronaves como forma de apoio a seus negócios de forma í­ntegra e profissional, angariando o reconhecimento da sociedade e do governo como seu legí­timo interlocutor.



© ABAG 2020 . www.abag.org.br . Todos os direitos reservados



Endereço

Rua Baronesa de Bela Vista, 411- Cond. CGH Aeroporto Office, salas 503, 504 e 505. Vila Aeroporto, São Paulo/ SP, 04.612-001- Brasil

+55 (11) 5032-2727

+55 (11) 93088-6208

Redes Sociais:

Linkedin

Twitter

Newsletter