Noticias - ABAG - Associação Brasileira de Aviação Geral

aviacao_executiva_390.jpg
20 de fevereiro de 2020

O diretor-geral da ABAG, Flavio Pires, divulgou dados e disse que o ano que passou trouxe sinais de retomada para a aviação executiva, porém o otimismo deve ser cauteloso

taxi_aereo_autonomo_390.jpg
13 de fevereiro de 2020

A joint venture formada pela Boeing e a Kitty Hawk, a Wisk, anunciou nos últimos dias que iniciou os teste com seu eVTOL Cora. A aeronave possui 12 rotores e pode atingir a altura máxima de 457 metros.

Aeroporto_Guarulhos_390.jpg
7 de fevereiro de 2020

O projeto, resultado de trabalho conjunto entre o DECEA, o Aeroporto de Guarulhos, a Infraero, e associações da aviação, tem o objetivo de melhorar o fluxo de saída e chegada dos voos e prioriza o processo de decisão colaborativa em todas as etapas.

heliexpo2020_390.jpg
7 de fevereiro de 2020

O conceito de Mobilidade Aérea Urbana precisa ser expandido além de apenas servir áreas urbanas. Com os novos eVTOL (aeronaves de decolagem e pouso elétricos), tanto as aeronaves pilotadas como as autônomas, devem estar prontos para serem usados em qualquer lugar que seja necessário. Representantes da FAA, Uber, Bell e outros se reuniram na Heli-Expo e discutiram o assunto em um painel do evento

interior_phenom_390.jpg
7 de fevereiro de 2020

O Phenom 300E, da Embraer, recebeu avanços e agora oferece uma velocidade de cruzeiro de 464 nós (859km/h), também oferecendo uma cabine mais silenciosa e um sistema de alerta que atua como um "piloto adicional", tornando a Embraer a primeira fabricante executiva a desenvolver e certificar esse tipo de tecnologia

logo_anac_390.jpg
24 de janeiro de 2020

A Resolução Nº 472, que teve proposta de alteração em 06 de junho de 2018, teve a proposta autorizada na última quarta-feira (22). O foco principal da medida, é o aumento em até dez vezes das taxas das autuações do Táxi-aéreo Clandestino de Passageiros (TACA Pax) e da Manutenção Aérea Clandestina (MACA).

Stratos_716_390.jpg
24 de janeiro de 2020

A Stratos Aircraft realizou testes de cargas nas asas, empenagens, fuselagem e trens de pouso no seu VLJ (Very Light Jet) 716, e está em sua etapa de montagem, com planos de iniciar os testes em solo no segundo trimestre e os ensaios em vôo no segundo semestre de 2020. Os planos para o futuro envolvem vender a aeronave como um kit para poucos compradores que ofereçam retornos que auxiliem o aperfeiçoamento do projeto antes do início sua campanha de certificação pela FAR 23. A companhia também está ampliando suas instalações em Redmond, Oregon (EUA), para aumentar sua capacidade produtiva no futuro.

cityairbus_390.jpg
24 de janeiro de 2020

O protótipo demonstrador CityAirbus completou, em dezembro de 2019, seu primeiro vôo livre de cabos auxiliares, no site da Airbus Helicopters em Donauwörth, na Alemanha. O voo do CityAirbus, não tripulado, durou cerca de cinco minutos a uma altura de dois metros do solo. Este é o segundo projeto da Airbus com o objetivo de desenvolver tecnologias para o mercado de mobilidade aérea urbana, depois do demonstrador Vahana, que completou os ensaios em vôo ano passado.

Double_Decker_390.jpg
20 de dezembro de 2019

Aconteceu, no Rio de Janeiro, um encontro com autoridades do DECEA. O encontro, realizado na última terça-feira (17), tratou de temas de interesse para a Aviação Geral, como as principais dificuldades enfrentadas pelos operadores aéreos do segmento em relação a gerenciamento de tráfego aéreo.

ANAC_390.jpg
20 de dezembro de 2019

A ABAG participou, em São Paulo, de uma reunião na ANAC na última segunda-feira (16). Na reunião, foi discutido a respeito das ações de fiscalização no que diz respeito ao Táxi Aéreo Clandestino (TACA) e à Manutenção Aérea Clandestina (MACA). A ABAG também reforça e divulga o aplicativo Voe Seguro, no qual é possível consultar se a aeronave pesquisada está habilitada para o serviço de táxi aéreo.

bombardier390.jpg
5 de dezembro de 2019

A Bombardier está intensificando seu compromisso de ajudar a reduzir a emissão de carbono da aviação executiva, se tornando a primeira instalação fora dos EUA a receber combustível de aviação sustentável (SAF). A remessa em Montreal alimentará novas entregas dos jatos executivos Challenger 350 e 650, sendo que a Bombardier diz que também aumentará o fornecimento no próximo ano para incluir as aeronaves Global 7500, 6500 e 6000.

kopter390.jpg
5 de dezembro de 2019

A Kopter concluiu uma série de voos para testar a monoturbina SH09. A nova caixa de transmissão foi testada com diferentes combinações aerodinâmicas e os voos estão programados para 2020.

aeroportocatarina390.jpg
5 de dezembro de 2019

O "São Paulo Catarina Aeroporto Executivo", que poderá receber jatos executivos de grande porte, é o primeiro aeródromo do Brasil focado em aviação executiva. O aeroporto é administrado pela JHSF e se encontra em São Roque (SP).

bgast390.png
5 de dezembro de 2019

No último dia 14, ocorreu mais uma reunião do BGAST. Nela, a ABAG teve acesso aos indicadores preliminares relativos de segurança relacionados à frota da aviação geral do Brasil.

piperm600_390.jpg
28 de novembro de 2019

A Piper lançou recentemente a aeronave M600/SLS, que possui um sistema que é uma compilação do conjunto Garmin G3000 e outras tecnologias. O sistema, chamado de HALO, inclui aceleração automática, inspeção de superfície, táxi seguro e outros.

ABAG390.jpg
27 de novembro de 2019

A ABAG participou do Ciclo de Palestras do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP). A associação apresentou as principais demandas da Aviação Geral, em especial a falta de flexibilidade no gerenciamento do tráfego aéreo.

aviaopilatus390.jpg
22 de novembro de 2019

A entrega de jatos executivos nos primeiros nove meses de 2019 chegou no seu maior número dos últimos 10 anos. O acontecimento se deve à produção e introdução no mercado de modelos altamente esperados pelas empresas, bem como à confiança que as fabricantes transmitiram aos clientes.

torre390.jpg
22 de novembro de 2019

No último dia 18, a ABAG visitou a torre remota digital localizada no Rio de Janeiro, na Base Aérea de Santa Cruz. A tendência é que sejam formados controladores em torres digitais nessas instalações.

RollsRoyce390.jpg
8 de novembro de 2019

A Rolls-Royce anunciou que está desenvolvendo o projeto em uma parceria com a APUS e a Universidade de Tecnologia de Brandenburg. A versão híbrida da turbina M250 servirá como o sistema propulsor da aeronave.

beaver390.jpg
8 de novembro de 2019

A linha de hidroaviões canadense Harbour Air, que já tinha anunciado planos de tornar sua frota 100% elétrica, começou a instalar motores elétricos no Beaver, da De Havilland. O motor é um 540-kW MagniX, que substituirá o motor radial padrão da aeronave.

safranuber390.jpg
31 de outubro de 2019

Thomas Lee, da Safran, disse que esse é um esforço para, com a Uber, desenvolver uma aparência comum de design industrial e obter uma melhor experiência para o passageiro. Um dos maiores focos é o de manter tudo da forma mais simples possível.

UAVOS390.jpg
10 de outubro de 2019

A empresa de soluções de aplicação aérea UAVOS anuciou que modificou um R22 da Robinson Helicopters para ser usado na pulverização agrícola. O veículo, não tripulado, foi equipado com um tanque de 100 litros, e possui a capacidade de voar por aproximadamente 2 horas.

airbus390.jpg
4 de outubro de 2019

A Airbus e a EASA assinaram um Memorando de Cooperação designado para que elas possam estar desenvolvendo a próxima geração de plataformas de decolagem/pouso vertical. De acordo com a Airbus, o acordo envolve a cooperção em áreas como velocidade máxima de voo, hibridização térmica/elétrica de helicópteros, entre outros.

praetor390.jpg
4 de outubro de 2019

O mais novo jato executivo da Embraer, que já foi certificado no Brasil, recebe agora a certificação de tipo da FAA e da EASA. A aeronave ultrapassou suas metas de certificação, com uma velocidade de cruzeiro de 466 nós.

motor390-1.jpg
27 de setembro de 2019

A fabricante de motores Safran, ZF Luftfahrttechnik (ZFL) e MT-Propeller estão desenvolvendo em conjunto um novo sistema 100% europeu de motor turboélice voltado para o mercado de aeronaves não tripuladas da Europa. O motor é um derivado do Ardiden 3 baseado na tecnologia Tech-TP. O objetivo do Tech TP é validar as tecnologias necessárias para desenvolver um turboélice com arquitetura leve, melhor consumo de combustível e menores emissões.

cirrus390.jpg
27 de setembro de 2019

A Cirrus Aircraft apresentou a TRAC Series - uma configuração criada especificamente para a linha SR Series - desenvolvida especificamente para treinamento de voo, que conta com alguns recursos complementares destinados a aumentar a produtividade dos treinamentos.

volocopter390.jpg
27 de setembro de 2019

O Ministro-Presidente do estado de Baden-Württemberg vivenciou o primeiro voo urbano europeu da Volocopter em Sttugart, junto com o Presidente do conselho de administração da Daimler AG, o CEO da Volocopter, e o Ministro do Interior, Digitalização e Migração do estado. O voo é um destaque do evento de dois dias "Vision Smart City - Experimente a mobilidade do futuro hoje".

noticia3390.jpg
27 de setembro de 2019

Governador de Santa Catarina libera recursos para obras no aeroporto cumprindo demanda já antiga. Com os recursos, melhorias poderão ser feitas, como uma demarcação mais efetiva do espaço e balizamento noturno.

aviaogrande390.jpg
27 de setembro de 2019

Um relatório publicado pelos pesquisadores de Citigroup prevê que a tecnologia elétrica começará a surgir no mercado de voos de 2 a 14 passageiros até 2022, no mercado de táxi aéreo até 2025, nos jatos aéreo de passageiros até 2030 e isso fará com que as emissões de carbono sejam reduzidas pela metade.

imagem-branca-grande.png
9 de setembro de 2019

É com grande pesar que comunicamos o falecimento de nosso associado Ubiratan Lago (LAGO AVIATION) na data de 08/09/2019.

ROBOpilot_02-1-390x257.jpg
5 de setembro de 2019

Nos últimos anos o segmento da robótica tem evoluído quase de forma “assustadora”. A agilidade e autonomia dos robôs é cada vez maior e mais inteligente, conseguindo estes executar tarefas que até aqui só os humanos conseguiam realizar.


Sobre

A Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG) foi criada com o intuito de defender e promover os interesses de pessoas e organizações que operem aeronaves como forma de apoio a seus negócios de forma íntegra e profissional, angariando o reconhecimento da sociedade e do governo como seu legí­timo interlocutor.



© ABAG 2019 . www.abag.org.br . Todos os direitos reservados



Endereço

Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto | São Paulo/SP

+55 (11) 5032-2727

Redes Sociais:

Linkedin

Twitter

Newsletter