fbpx

Noticias - ABAG - Associação Brasileira de Aviação Geral

alerta-sobre-necessidade-de-certificacao-rnp-apch-com-rf-leg.jpg
11 de janeiro de 2021

Com o aumento de aeródromos dotados de procedimentos IFR na modalidade RNP APCH com RF leg – procedimentos que possuam algum segmento com trajetória lateral em curva traçada a partir de um raio fixo –, o DECEA alerta para a necessidade de que os operadores se certifiquem para este tipo de procedimento.

coalizao-anti-taca.jpg
16 de dezembro de 2020

No dia 16/12/2020 foi lançada uma coalizão internacional de associações de aviação de negócios para coordenar esforços no combate ao táxi aéreo clandestino.

Nanossatelite-produzido-no-ITA-completa-dois-anos-em-orbita-da-Terra.jpg
10 de dezembro de 2020

Dois anos atrás, o nanossatélite ITASAT, produzido pelo Centro Espacial do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com suporte da Agência Espacial Brasileira (AEB) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), subia ao espaço, a bordo do foguete Falcon 9, da Space X, lançado a partir da base da USAF de Vandenberg, na Califórnia (EUA).

aeroportos-de-manaus-am-sao-jose-dos-campos-sp-rio-branco-ac-petrolina-pe-e-alta-floresta-mt-concluem-processos-de-certificacao-avsec.jpg
3 de dezembro de 2020

A Infraero, operadora dos aeroportos de Manaus/AM (SBEG), de São José dos Campos/SP (SBSJ), de Rio Branco/AC (SBRB) e de Petrolina/PE (SBPL), e a SPE Concessionária Aeroeste Aeroportos S. A., operadora do Aeroporto de Alta Floresta/MT (SBAT), receberam nesta semana a aprovação do Programa de Segurança Aeroportuária (PSA) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

apesar-da-falta-de-energia-cronica-no-amapa-aeroporto-de-macapa-opera-normalmente.jpg
19 de novembro de 2020

O Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre, em Macapá (AP), segue operando normalmente desde o dia 3/11, quando começou o desabastecimento de energia no Estado. A Infraero participa do rodízio de fornecimento de energia para garantir as operações, que não sofreram qualquer impacto, possibilitando chegadas e partidas de Macapá.

intercambio-de-aeronaves-conheca-a-nova-politica-1.jpg
19 de novembro de 2020

O intercâmbio de aeronaves é um instrumento que veio para facilitar e viabilizar a atividade dos operadores da aviação civil. Em vigor desde abril de 2020, as novas regras permitem que os Centros de Instrução de Aviação Civil (CIACs) possam compartilhar aeronaves para viabilizar a qualificação de pilotos, comissários, mecânicos e despachantes de voos, além de mecânicos aeronáuticos.

programa-de-certificacao-de-seguranca-is-bao-stage-1-concorre-a-premio-internacional.jpg
19 de novembro de 2020

A publicação internacional de aviação AIN – Aviation International News selecionou o Programa de Certificação de Segurança IS-BAO Stage 1 (International Standard for Business Aircraft Operations Nível 1, voltado aos pequenos operadores aéreos) para receber sua premiação Top Flight Awards na categoria Contribution to Safety, para iniciativas com significante impacto no aumento da segurança operacional da aviação de negócios. Construído com base nos SARPs – Standards and Recommended Practices publicados pela ICAO, o IBAC - International Business Aviation Council é a entidade gestora do programa IS-BAO globalmente.

decea-publica-portaria-alterando-valores-de-tarifas-de-comunicacao-e-navegacao-aerea.jpg
12 de novembro de 2020

Conforme previamente informado pelo comando do DECEA, em 06 de novembro último foi publicado no Diário Oficial da União a Portaria Nº 1.172/GC3, com novos valores para as Tarifas de Uso das Comunicações e dos Auxílios-Rádio à Navegação Aérea em Área de Controle de Aproximação (TAT-APP) e das Tarifas de Uso das Comunicações e dos Auxílios-Rádio à Navegação Aérea em Área de Controle de Aeródromo (TAT-ADR), com efeitos financeiros a partir de 1° de janeiro de 2021.

primeiro-ach145-5-pas-do-mundo.jpg
5 de novembro de 2020

Conheça essa incrível aeronave, que foi apresentada em primeira mão ao mercado Brasileiro em uma Live exclusiva no dia 20 de Outubro de 2020!

avsec.jpg
29 de outubro de 2020

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) irá promover entre os dias 9 e 13 de novembro a VIII Jornada AVSEC, dedicada a profissionais que lidam com a segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita (AVSEC).

live-aviacao-geral-em-foco.jpg
22 de outubro de 2020

O Antares Polo Aeronáutico, projeto inovador que irá mudar o cenário da aviação do Centro-Oeste, convida você para falar sobre as Perspectivas Futuras para o Mercado da Aviação Geral.

lancamento-do-5-anuario-brasileiro-de-aviacao-civil.jpg
22 de outubro de 2020

O evento será promovido pelo Instituto Brasileiro de Aviação para lançar a publicação e trazer as visões para o setor dos analistas do instituto e de renomados especialistas convidados: Flávio Pires, Diretor-geral da Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), e Ronei Saggioro Glanzmann, Secretário Nacional da Aviação Civil (SAC).

dassault-falcon6x.jpg
22 de outubro de 2020

A fabricante francesa de jatos executivos Dassault Falcon Jet confirmou hoje que o roll out do novo Falcon 6X deverá ocorrer no dia 8 de dezembro nas instalações da empresa em Bordeaux na França

king-air-360-360er-sao-certificados-pelo-faa.jpg
15 de outubro de 2020

O FAA - Federal Aviation Administration dos Estados Unidos, concedeu o certificado de tipo para os modelos da Textron Aviation, Beechcraft King Air 360/360ER, depois de pouco mais de um mês do anúncio oficial do lançamento feito pelo fabricante.

programa-voo-simples.jpg
9 de outubro de 2020

O Governo Federal lança nesta quarta-feira (7), em Brasília, o programa Voo Simples, conjunto de medidas de modernização de regras e redução de custos no setor de aviação geral.

prorrogada-ate-novembro-consulta-sobre-comercializacao-de-assentos-sob-o-rbac-135.jpg
1 de outubro de 2020

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) prorrogou, até 5 de novembro de 2020, o prazo para encaminhamento das contribuições à Consulta Pública nº 18/2020, relativa à proposta de resolução sobre os requisitos aplicáveis às empresas aéreas que conduzem operações agendadas no âmbito do RBAC nº 135.

primeiro-helicoptero-h175-em-servico-no-brasil.jpg
1 de outubro de 2020

O primeiro helicóptero multimissão H175, da Airbus, passou a voar no Brasil onde será dedicada ao transporte de cargas e passageiros para as principais indústrias de óleo e gás.

agenda-regularoria-anac.jpg
24 de setembro de 2020

Com o objetivo de direcionar o desenvolvimento e a atualização das normas do setor de aviação civil de forma transparente, e garantindo a participação da sociedade, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) elabora a cada dois anos sua Agenda Regulatória.

flapper-associada.jpg
24 de setembro de 2020

A Flapper, primeiro marketplace de aviação executiva no Brasil acaba de se afiliar à Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG) no desdobramento de seu processo de crescimento institucional.

ita-compra-empresa-de-taxi-aereo-para-agilizar-processo-na-anac.jpg
17 de setembro de 2020

A ITA Transportes Aéreos, empresa do grupo Itapemirim para exploração do transporte aéreo regular de passageiros e carga, deu mais um passo rumo à sua certificação após comprar uma empresa pertencente ao mesmo grupo da ASTA Linhas Aéreas.

webnario-aviation-security-anac.jpg
10 de setembro de 2020

No dia 11 de setembro, das 15h às 17h30, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) irá promover um webinário voltado ao fortalecimento da cultura de segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita (AVSEC).

quais-os-horizontes-para-a-retomada-do-setor.jpg
10 de setembro de 2020

No dia 11 de março deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia mundial de Covid-19. A partir de então, o mundo todo observou uma redução drástica do transporte aéreo de passageiros e, em alguns casos, o setor quase experimentou uma paralisação, isso foi consequência do fechamento das fronteiras dos países e das medidas de isolamentos social.

biblioteca-digital-amplia-oferta-de-servicos-no-portal-da-anac.jpg
3 de setembro de 2020

A Biblioteca da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) ampliou os serviços disponibilizados ao público externo. O acervo da Agência possui mais de 90.000 itens, que podem ser consultados a partir do Sistema Pergamum, e agora pode ser acessado por usuários externos de forma simplificada a partir de coleções temáticas.

anac.jpg
27 de agosto de 2020

Com a publicação da Resolução Nº 581/2020 no último dia 21 de agosto, o Regimento Interno da Agência Nacional de Aviação Civil foi alterado para possibilitar uma ampla reforma na estrutura organizacional da ANAC, contemplando principalmente:

  • a criação de uma nova superintendência de pessoal da aviação civil – envolvendo alterações de estrutura e competências da Superintendência de Padrões Operacionais (SPO), Superintendência de Aeronavegabilidade (SAR) e Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária (SIA);
  • a transferência das competências e estruturas associadas à aeronavegabilidade continuada da SAR para a SPO;
  • a redução da quantidade de cargos alocados para as assessorias dos Diretores;
  • a fusão de duas gerências no âmbito da Superintendência de Regulação Econômica de Aeroportos (SRA);
  • a transferência de cargos do Gabinete (GAB) para a Corregedoria (CRG) e para a Assessoria de Julgamento de Autos em Segunda Instância (ASJIN);
  • o aumento do quantitativo de cargos da Ouvidoria (OUV);
  • o fortalecimento da Assessoria Internacional (ASINT) como área coordenadora de temas afetos ao meio ambiente e repasse de competência relacionada ao tema CORSIA (Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation) à Superintendência de Acompanhamento de Serviços Aéreos (SAS);
  • o aumento do quantitativo de cargos da Superintendência de Planejamento Institucional (SPI) e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI); e
  • ajustes pontuais de competências.

A principal novidade será a criação da nova Superintendência de Pessoal da Aviação Civil – SPL, que ficará responsável pelas estruturas da Gerência de Certificação de Pessoal – GCEP, da Gerência de Certificação de Organizações de Instrução e Credenciamento – GCOI, e da Gerência Técnica de Organização de Formação – GTOF. A data para entrada em vigor desta reforma é 16 de outubro próximo.

fueling-future.jpg
20 de agosto de 2020

Washington, DC, 19 DE AGOSTO DE 2020 - A Business Aviation Coalition for Sustainable Aviation Fuel (SAF Coalition) lançou hoje um novo guia informativo detalhando como os líderes da indústria podem incorporar combustível de aviação sustentável (SAF) em suas operações e acelerar a adoção de combustíveis com baixo teor de carbono, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa.

anac-autoriza-entrega-drone.jpg
13 de agosto de 2020

Na última semana, a ANAC emitiu à Speedbird o Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) para que a empresa inicie entrega de produtos utilizando aeronaves não tripuladas, popularmente conhecidas como drones.

cht-digital-anac-abag.jpg
6 de agosto de 2020

O porte obrigatório do Certificado de Habilitação Técnica (CHT) na modalidade digital será exigido apenas a partir do dia 1º de fevereiro de 2021. A exigência, prevista para vigorar a partir do dia 04 de agosto, precisou ser prorrogada em razão de adequações nos acessos às áreas restritas dos aeroportos durante a pandemia causada pelo novo coronavírus.

avgas.jpg
16 de julho de 2020

Recentemente, foram publicados nas redes sociais, diversos vídeos e reportes de aeronaves de pequeno porte com supostos vazamentos nos tanques e linhas de combustíveis. Posteriormente, foi identificado pela Petrobras, um lote de gasolina de aviação (AVGAS) com um teor de compostos aromáticos diferente do normal. Neste momento, a empresa está estudando a hipótese dessa variação química afetar os materiais de vedação e revestimento dos tanques de combustíveis em cooperação com a ANAC e a ANP, para identificar e resolver o problema.

Seguem abaixo os posicionamentos oficiais de cada uma das empresas e as recomendações da ANAC para os operadores e proprietários de aeronaves que utilizam a AVGAS:

 

probrasil-abag.jpg
16 de julho de 2020

O Pró-Brasil do Ministério da Infraestrutura é um programa governamental que tem por objetivo propor um portfólio de medidas estruturantes para recuperação e mitigação dos impactos decorrentes da paralisação de atividades, que assegurem a retomada da economia, a confiança no país e o crescimento sustentado.

O Programa está estruturado em 2 eixos: Pró-Brasil Progresso e Pró-Brasil Ordem.

O eixo Pró-Brasil Progresso tem por objetivo a organização, classificação e divulgação de parcerias privadas como prioridades de Estado, bem como a priorização de recursos para obras públicas que possam fomentar a manutenção e geração de empregos imediatos.

Já o eixo Pró-Brasil Ordem tem por objetivo propor medidas para desonerar o cidadão e o setor produtivo, eliminando formalidades ou exigências desnecessárias ou superpostas.

Neste sentido, o Minfra solicitou a diversas entidades representativas do segmento de infraestrutura e transportes do país que apresentassem propostas ao Programa, que serão priorizadas em função da expectativa de impacto econômico/social, ponderado pelos custos e complexidade de implementação das alterações.

As propostas que a ABAG enviou são todas no sentido de propiciar operações aéreas ágeis e simples, sem prejuízo da segurança operacional, num ambiente regulatório eficiente, moderno, sem burocracia, consequentemente com menores custos e inspirado nas melhores práticas internacionais para os diversos segmentos da aviação geral.

labace-adiamento.jpg
13 de julho de 2020

A ABAG, Associação Brasileira de Aviação Geral, enviou no dia 6 de julho de 2020, o comunicado aos associados e expositores anunciando o cancelamento da LABACE 2020.

Lamentamos muito ter que cancelar a feira deste ano, mas devido a situação de pandemia global, foi decidido pelo conselho de administração da ABAG, junto com os expositores, que essa seria a melhor opção. Tentamos postergar ao máximo a decisão, inclusive avaliamos as possibilidades de adiar o evento ou criar um evento menor, mas não achamos que fosse a melhor opção”, disse Flavio Pires, Diretor Geral da ABAG.

Era esperado que o evento ocorresse na segunda semana de agosto de 2020, em São Paulo. Aguardamos todos na próxima LABACE, em agosto de 2021.

On July 6, 2020, ABAG, The Brazilian Association of General Aviation, announced the cancellation of LABACE 2020 to its associates and exhibitors.

‘We are very sorry to have to call this year’s fair off, but due to the global pandemic situation, ABAG’s board of directors and the exhibitors have decided that this would be the best course of action. We tried to postpone the decision for as long as possible, even assessing the possibility of putting the event off or holding a smaller one, but we got to the conclusion that neither of the alternatives were feasible,” said Flavio Pires, ABAG’s CEO.

The event was due to take place in the second week of August 2020, in São Paulo. We are looking forward to seeing you all at the next LABACE in August 2021.

workshop-abag.jpg
9 de julho de 2020

No dia 02/07 último a ABAG realizou um Workshop em parceria com a ANAC para discutir questões extremamente relevantes para a Aviação Geral.

Foram tratados dois temas: a Apresentação e o detalhamento do CVA – Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade em substituição às IAM – Inspeção Anual de Manutenção; e a Consulta pública ANAC N° 13 sobre manutenção de linha para empresas de táxi aéreo com operação de aeronaves com capacidade de 9 assentos para passageiros ou menos.

A live contou com autoridades da ANAC e nomes de grande relevância para a aviação brasileira:
– Roberto Honorato – Superintendente de Aeronavegabilidade – SAR;
– Stenio Campanhola Neves – Gerente Técnico de Aeronavegabilidade do Rio de Janeiro (GTAR/RJ);
– Henri Salvatore Bigatti – Gerente de Coordenação de Vigilância Continuada (GCVC);
– Marco Aurelio Bonilauri Santin – Gerente Técnico de Processo Normativo (GTPN);
– Daniel Torelli – Piloto da Aviação Executiva e Empresário do Segmento de Manutenção Aeronáutica – Bravo Aviation;
– Élson Dias Sterque Júnior – Empresário do Ramo de Manutenção Aeronáutica;
– Fernando Cobo – Piloto e Engenheiro Aeronáutico com passagens pela Embraer e Líder Táxi Aéreo – Coordenador de Operações de Vôo – BASE Aerofotogrametria e Projetos; e
– Adelson Luiz Jacobs – Gerente de Qualidade – Helisull.

A mediação ficou sob responsabilidade de Raul Marinho, Gerente Técnico da ABAG.

O workshop foi um sucesso total, com discussões muito relevantes para o setor.

A gravação da Live pode ser acessada pelo link https://www.youtube.com/watch?v=cY6EPcAiseU

oficio-infraero.jpg
9 de julho de 2020

Medida aplica desconto e prorroga vencimento de boletos que irão vencer em agosto próximo (competência julho) para Janeiro/2021

A Diretoria Executiva da Infraero, em sintonia com o momento que estamos vivendo e reconhecendo em particular as dificuldades enfrentadas pelo o setor aéreo, concedeu desconto e prorrogou o vencimento de boletos que irão vencer em agosto próximo (competência julho) dos contratos aeroportuários.

A ABAG congratula-se com a Infraero ante essa corajosa e providencial iniciativa, que revela grande sensibilidade e sintonia da empresa com as dificuldades atuais das empresas do setor aeronáutico do Brasil.

Clique aqui e veja o ofício completo.

logo_da_anac_390X260_9.jpg
2 de julho de 2020

Após pedido da ABAG, a ANAC decidiu, em reunião extraordinária da Diretoria Colegiada, prorrogar por 120 dias o prazo de validade de habilitações, certificados, autorizações, averbações, credenciamentos, treinamentos e exames operacionais


Sobre

A Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG) foi criada com o intuito de defender e promover os interesses de pessoas e organizações que operem aeronaves como forma de apoio a seus negócios de forma í­ntegra e profissional, angariando o reconhecimento da sociedade e do governo como seu legí­timo interlocutor.



© ABAG 2020 . www.abag.org.br . Todos os direitos reservados



Endereço

Rua Baronesa de Bela Vista, 411- Cond. CGH Aeroporto Office, salas 503, 504 e 505. Vila Aeroporto, São Paulo/ SP, 04.612-001- Brasil

+55 (11) 5032-2727

+55 (11) 5032-2727

Redes Sociais:

Linkedin

Twitter

Facebook

Instagram

Newsletter