Noticias - Página 2 de 6 - ABAG - Associação Brasileira de Aviação Geral

logo_abag_390.jpg
17 de março de 2020

A medida, resultado de solicitação da ABAG e de diversas outras associações da aviação brasileira, atinge regulados pela Agência com certificados vencidos e a vencer nos próximos meses

oficio_abag_390.png
16 de março de 2020

Devido ao cenário de pandemia do COVID19, a ABAG enviou um ofí­cio solicitando prorrogação por 180 dias do vencimento do CMA (Certificado Médico Aeronáutico), CHT (Certificado de Habilitação Técnica) e dos demais cursos certificados pela ANAC.

O pedido é pautado para a segurança dos profissionais do setor, assim evitando riscos desnecessários tanto para eles próprios como para familiares, colegas de trabalho e a sociedade brasileira como um todo.

caminhao_combustivel_390.png
12 de março de 2020

A ABAG esteve junto da ABEAR e da ANP para debater a substituição do Jet A1 pelo Jet A no Brasil. A substituição, como apontou a ABAG, poderia trazer prejuízo devido ao ponto de congelamento do Jet A1 ser menor que o do Jet A. Por outro lado, a troca dos combustíveis também implica em uma redução de custo, pois a produção do Jet A é mais barata que a do Jet A1

sac_390.jpg
12 de março de 2020

A ABAG participou das reuniões do CTAG-Comitê Técnico de Aviação Geral e do CTNAV-Comitê Técnico de Navegação Aérea no último dia 05 de março. As reuniões tiveram como assunto principal a Aviação Geral, setor que vem ganhando mais visibilidade e investimentos do Fundo Nacional de Aviação Civil

global_7000_390.jpg
6 de março de 2020

De acordo com o presidente e CEO da Bombardier, é a hora de um "novo capítulo emocionante" para a canadense. A empresa, que já fechou diversos acordos envolvendo suas outras divisões, fechou um acordo para a venda de sua divisão de trens. Assim, a empresa terá como foco apenas o setor de aviação executiva

logo_abag_390.jpg
28 de fevereiro de 2020

A ABAG disponibilizou três novos estudos para seus associados naárea exclusiva, na parte de Relatórios Estatísticos. Os estudos incluem informações sobre os aeródromos brasileiros, a quantidade de AVGAS vendida no Brasil e informações sobre óbitos em acidentes de trânsito.

global_6000_390.jpg
28 de fevereiro de 2020

O estudo, realizado pela PricewaterhouseCoopers, calculou de forma direta, indireta e induzida os impactos econômicos da aviação geral baseado nos dados do ano de 2018. De acordo com Ed Bolen, presidente da NBAA, a aviação geral permanece como uma parte essencial e poderosa da economia estadunidense, provendo serviços críticos para cidadãos e companhias por todo o país. Sendo assim, como declarou o CEO e presidente da AOPA, a aviação geral continua a ser um importante (e positivo) fator na economia da nação norte-americana, beneficiando milhares de comunidades. O estudo pode ser acessado pelo link ao final da notícia.

aviacao_executiva_390.jpg
20 de fevereiro de 2020

O diretor-geral da ABAG, Flavio Pires, divulgou dados e disse que o ano que passou trouxe sinais de retomada para a aviação executiva, porém o otimismo deve ser cauteloso

taxi_aereo_autonomo_390.jpg
13 de fevereiro de 2020

A joint venture formada pela Boeing e a Kitty Hawk, a Wisk, anunciou nos últimos dias que iniciou os teste com seu eVTOL Cora. A aeronave possui 12 rotores e pode atingir a altura máxima de 457 metros.

Aeroporto_Guarulhos_390.jpg
7 de fevereiro de 2020

O projeto, resultado de trabalho conjunto entre o DECEA, o Aeroporto de Guarulhos, a Infraero, e associações da aviação, tem o objetivo de melhorar o fluxo de saída e chegada dos voos e prioriza o processo de decisão colaborativa em todas as etapas.

heliexpo2020_390.jpg
7 de fevereiro de 2020

O conceito de Mobilidade Aérea Urbana precisa ser expandido além de apenas serviráreas urbanas. Com os novos eVTOL (aeronaves de decolagem e pouso elétricos), tanto as aeronaves pilotadas como as autônomas, devem estar prontos para serem usados em qualquer lugar que seja necessário. Representantes da FAA, Uber, Bell e outros se reuniram na Heli-Expo e discutiram o assunto em um painel do evento

interior_phenom_390.jpg
7 de fevereiro de 2020

O Phenom 300E, da Embraer, recebeu avanços e agora oferece uma velocidade de cruzeiro de 464 nós (859km/h), também oferecendo uma cabine mais silenciosa e um sistema de alerta que atua como um "piloto adicional", tornando a Embraer a primeira fabricante executiva a desenvolver e certificar esse tipo de tecnologia

aviaogeral_390.jpg
6 de fevereiro de 2020

A ABAG participou do 2º Fórum da Aviação Geral e Executiva, que foi realizado na sede do DECEA. O evento trouxe novidades como uma nova funcionalidade para o FPL-BR/EFB e a ABAG pretende explorar os assuntos lá discutidos por meio de futuras notas em seu site

Stratos_716_390.jpg
24 de janeiro de 2020

A Stratos Aircraft realizou testes de cargas nas asas, empenagens, fuselagem e trens de pouso no seu VLJ (Very Light Jet) 716, e está em sua etapa de montagem, com planos de iniciar os testes em solo no segundo trimestre e os ensaios em vôo no segundo semestre de 2020. Os planos para o futuro envolvem vender a aeronave como um kit para poucos compradores que ofereçam retornos que auxiliem o aperfeiçoamento do projeto antes do início sua campanha de certificação pela FAR 23. A companhia também está ampliando suas instalações em Redmond, Oregon (EUA), para aumentar sua capacidade produtiva no futuro.

cityairbus_390.jpg
24 de janeiro de 2020

O protótipo demonstrador CityAirbus completou, em dezembro de 2019, seu primeiro vôo livre de cabos auxiliares, no site da Airbus Helicopters em Donauwörth, na Alemanha. O voo do CityAirbus, não tripulado, durou cerca de cinco minutos a uma altura de dois metros do solo. Este é o segundo projeto da Airbus com o objetivo de desenvolver tecnologias para o mercado de mobilidade aérea urbana, depois do demonstrador Vahana, que completou os ensaios em vôo ano passado.

Double_Decker_390.jpg
20 de dezembro de 2019

Aconteceu, no Rio de Janeiro, um encontro com autoridades do DECEA. O encontro, realizado na última terça-feira (17), tratou de temas de interesse para a Aviação Geral, como as principais dificuldades enfrentadas pelos operadores aéreos do segmento em relação a gerenciamento de tráfego aéreo.

ANAC_390.jpg
20 de dezembro de 2019

A ABAG participou, em São Paulo, de uma reunião na ANAC na última segunda-feira (16). Na reunião, foi discutido a respeito das ações de fiscalização no que diz respeito ao Táxi Aéreo Clandestino (TACA) e à Manutenção Aérea Clandestina (MACA). A ABAG também reforça e divulga o aplicativo Voe Seguro, no qual é possível consultar se a aeronave pesquisada está habilitada para o serviço de táxi aéreo.

bombardier390.jpg
5 de dezembro de 2019

A Bombardier está intensificando seu compromisso de ajudar a reduzir a emissão de carbono da aviação executiva, se tornando a primeira instalação fora dos EUA a receber combustível de aviação sustentável (SAF). A remessa em Montreal alimentará novas entregas dos jatos executivos Challenger 350 e 650, sendo que a Bombardier diz que também aumentará o fornecimento no próximo ano para incluir as aeronaves Global 7500, 6500 e 6000.

kopter390.jpg
5 de dezembro de 2019

A Kopter concluiu uma série de voos para testar a monoturbina SH09. A nova caixa de transmissão foi testada com diferentes combinações aerodinâmicas e os voos estão programados para 2020.

aeroportocatarina390.jpg
5 de dezembro de 2019

O "São Paulo Catarina Aeroporto Executivo", que poderá receber jatos executivos de grande porte, é o primeiro aeródromo do Brasil focado em aviação executiva. O aeroporto é administrado pela JHSF e se encontra em São Roque (SP).

bgast390.png
5 de dezembro de 2019

No último dia 14, ocorreu mais uma reunião do BGAST. Nela, a ABAG teve acesso aos indicadores preliminares relativos de segurança relacionados à frota da aviação geral do Brasil.

piperm600_390.jpg
28 de novembro de 2019

A Piper lançou recentemente a aeronave M600/SLS, que possui um sistema que é uma compilação do conjunto Garmin G3000 e outras tecnologias. O sistema, chamado de HALO, inclui aceleração automática, inspeção de superfície, táxi seguro e outros.

ABAG390.jpg
27 de novembro de 2019

A ABAG participou do Ciclo de Palestras do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP). A associação apresentou as principais demandas da Aviação Geral, em especial a falta de flexibilidade no gerenciamento do tráfego aéreo.

aviaopilatus390.jpg
22 de novembro de 2019

A entrega de jatos executivos nos primeiros nove meses de 2019 chegou no seu maior número dos últimos 10 anos. O acontecimento se deve à produção e introdução no mercado de modelos altamente esperados pelas empresas, bem como à confiança que as fabricantes transmitiram aos clientes.

torre390.jpg
22 de novembro de 2019

No último dia 18, a ABAG visitou a torre remota digital localizada no Rio de Janeiro, na Base Aérea de Santa Cruz. A tendência é que sejam formados controladores em torres digitais nessas instalações.

RollsRoyce390.jpg
8 de novembro de 2019

A Rolls-Royce anunciou que está desenvolvendo o projeto em uma parceria com a APUS e a Universidade de Tecnologia de Brandenburg. A versão híbrida da turbina M250 servirá como o sistema propulsor da aeronave.

beaver390.jpg
8 de novembro de 2019

A linha de hidroaviões canadense Harbour Air, que já tinha anunciado planos de tornar sua frota 100% elétrica, começou a instalar motores elétricos no Beaver, da De Havilland. O motor é um 540-kW MagniX, que substituirá o motor radial padrão da aeronave.

safranuber390.jpg
31 de outubro de 2019

Thomas Lee, da Safran, disse que esse é um esforço para, com a Uber, desenvolver uma aparência comum de design industrial e obter uma melhor experiência para o passageiro. Um dos maiores focos é o de manter tudo da forma mais simples possível.

UAVOS390.jpg
10 de outubro de 2019

A empresa de soluções de aplicação aérea UAVOS anuciou que modificou um R22 da Robinson Helicopters para ser usado na pulverização agrícola. O veículo, não tripulado, foi equipado com um tanque de 100 litros, e possui a capacidade de voar por aproximadamente 2 horas.


Sobre

A Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG) foi criada com o intuito de defender e promover os interesses de pessoas e organizações que operem aeronaves como forma de apoio a seus negócios de forma í­ntegra e profissional, angariando o reconhecimento da sociedade e do governo como seu legí­timo interlocutor.



© ABAG 2020 . www.abag.org.br . Todos os direitos reservados



Endereço

Rua Baronesa de Bela Vista, 411- Cond. CGH Aeroporto Office, salas 503, 504 e 505. Vila Aeroporto, São Paulo/ SP, 04.612-001- Brasil

+55 (11) 5032-2727

+55 (11) 5032-2727

Redes Sociais:

Linkedin

Twitter

Facebook

Instagram

Newsletter