DECEA permite flexibilização na alocação de slots no aeroporto de Congonhas
Objetivando a melhor utilização dos recursos e manter uma relação transparente com os operadores aéreos, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo se reuniu com autoridades do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e da Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG) para tratar do processo de otimização dos slots no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Para realizar um voo, além da aprovação de um plano de voo, um operador aéreo da aviação geral (que inclui todos os tipos de aviação que não sejam os voos regulares ou aeronaves militares – ou seja, aviões de propriedade particular, jatos executivos, helicópteros, por exemplo) deve reservar um slot pelo Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA), com antecedência de até cinco dias.
Entende-se por slot o horário de chegada e partida disponível ou autorizado para a realização de um voo em um determinado aeroporto. Assim que a otimização entrar em vigor, a fase inicial será constituída de uma Prova de Conceito com duração de quatro meses e ressalta-se que não haverá nenhuma obrigação por parte de um operador em ceder seu slot previamente reservado.
De acordo com o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha, caberá ao DECEA e ao CGNA a decisão de efetuar ou não a troca de usuário. “Prezamos pela transparência nos critérios de troca para que todos os operadores tenham a mesma oportunidade”, ressaltou o Brigadeiro.
Para o Comandante do CGNA, Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues, esta proposta traz muitas vantagens para todos os envolvidos. “Esperamos que essa flexibilização na troca de slots entre usuários, sob responsabilidade do DECEA e coordenada pela ABAG, venha ao encontro de nosso objetivo de otimizar ao máximo a Operação da Aviação Geral em Congonhas, aumentando a disponibilidade de slots”.
Segundo o Diretor-Geral da ABAG, Flávio Pires, o trabalho conjunto com o DECEA trará maior dinâmica e flexibilidade aos operadores. "Vamos ajudar quem precisar acomodar uma mudança de sua programação em troca de um novo horário de alguém que possa ceder slots já reservados e que não serão utilizados".
Dentre os benefícios esperados estão a decisão de forma colaborativa e a maior previsibilidade e antecipação na reserva de slots.
Para realizar um voo, além da aprovação de um plano de voo, um operador aéreo da aviação geral (que inclui todos os tipos de aviação que não sejam os voos regulares ou aeronaves militares – ou seja, aviões de propriedade particular, jatos executivos, helicópteros, por exemplo) deve reservar um slot pelo Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA), com antecedência de até cinco dias.
Entende-se por slot o horário de chegada e partida disponível ou autorizado para a realização de um voo em um determinado aeroporto. Assim que a otimização entrar em vigor, a fase inicial será constituída de uma Prova de Conceito com duração de quatro meses e ressalta-se que não haverá nenhuma obrigação por parte de um operador em ceder seu slot previamente reservado.
De acordo com o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha, caberá ao DECEA e ao CGNA a decisão de efetuar ou não a troca de usuário. “Prezamos pela transparência nos critérios de troca para que todos os operadores tenham a mesma oportunidade”, ressaltou o Brigadeiro.
Para o Comandante do CGNA, Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues, esta proposta traz muitas vantagens para todos os envolvidos. “Esperamos que essa flexibilização na troca de slots entre usuários, sob responsabilidade do DECEA e coordenada pela ABAG, venha ao encontro de nosso objetivo de otimizar ao máximo a Operação da Aviação Geral em Congonhas, aumentando a disponibilidade de slots”.
Segundo o Diretor-Geral da ABAG, Flávio Pires, o trabalho conjunto com o DECEA trará maior dinâmica e flexibilidade aos operadores. "Vamos ajudar quem precisar acomodar uma mudança de sua programação em troca de um novo horário de alguém que possa ceder slots já reservados e que não serão utilizados".
Dentre os benefícios esperados estão a decisão de forma colaborativa e a maior previsibilidade e antecipação na reserva de slots.